Julho é o mês em que celebramos a memória de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e idealizador da atualmente conhecida Espiritualidade Inaciana. Seu dia é celebrado em 31/07, mas assumimos a proposta de passar os 31 dias do mês com Santo Inácio. Hoje, 31/07, concluímos esta missão com o último texto da Série 31 dias com Santo Inácio de Loyola.
Dia 31: Dez Princípios de Santo Inácio para lidar com a jornada da vida
Uma manhã de junho, Brendan McManus, SJ saiu para uma caminhada mais do que necessária – para ser exato – uma caminhada de 800 km no famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Poucos anos antes, seu irmão havia cometido suicídio, e a tragédia o deixou física, psicológica e espiritualmente ferido. Alguma coisa bem radical era necessária para reacender sua paixão pela vida e renovar sua fé em Deus.
No livro Redemption Road: From Grief to Peace through Walking the Camino de Santiago (Caminho da Redenção: da perda à paz através do Caminho de Santiago), McManus conta a história da sua caminhada, através da lente da espiritualidade inaciana. Não surpreendentemente, ele aprendeu várias lições ao longo do caminho para negociar a jornada da vida.
1) Lembre-se que você é um peregrino que está apenas passando pela vida. Coloque-se na estrada, uma jornada para o desconhecido, e esteja aberto a ouvir o chamado de Deus.
2) Deus é um peregrino que está sempre tentando nos encontrar, mesmo nas situações difíceis. Deus está conosco mesmo que não estejamos com Deus.
3) A caminhada nos coloca em contato com nossos desejos mais profundos, o que realmente nós desejamos. Seguir esses sentimentos nos levará para Deus.
4) Mantenha-se no caminho seguindo os sinais que são encontrados somente com reflexão e meditação. Acredite na sua bússola interior para guia-lo.
5) Aproveite para refletir regularmente sobre a sua caminhada (ou seja, Revisão do dia); seja flexível ao alterar progressivamente as coisas à medida que você caminha. Não tenha medo da mudança.
6) Dedique tempo para tomar suas decisões; elas são momentos importantes de encruzilhada na sua vida. Nunca tome uma decisão apressada - antes, tenha tempo e pondere as opções internamente antes de decidir.
7) Se você se perder, seja humilde o suficiente para retroceder para um ponto conhecido e seguro. Cuidado com o orgulho que o conduz, que pode deixa-lo ainda mais perdido.
8) As coisas que possuímos são sempre temporárias: não se prenda as coisas com firmeza. Pratique o desapego: use as coisas na medida em que elas sejam úteis, e descarte-as quando elas travem o caminho.
9) Você pode esperar fortes tempestades no caminho. Uma coisa importante é não ser dissuadido do seu propósito, mas manter-se firme nas estruturas de apoio que você confia (oração, discernimento e reflexão). Não altere o curso, anule as decisões ou altere a estrutura no meio da tempestade.
10) Proteger-se é importante, assim como ter boas defesas contra o que pode vir. Isto significa conhecer seus próprios pontos fracos, e áreas 'não livres', onde você pode ser vulnerável. (Inácio recomenda fortificar suas defesas para antecipar os desafios)
Lista extraída do livro Redemption Road, de Brendan McManus, SJ.
Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality
Nenhum comentário:
Postar um comentário