quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dinâmica do Apóstolo Pedro

Pessoal,
Partilhamos a seguir uma proposta de oração em grupo, para refletirmos a nossa caminhada à luz da caminhada do Apóstolo Pedro. A Pré Comunidade amar e Servir está fazendo a experiência.

Que Deus nos conduza em cada passo e nos ensine, cada vez mais, a AMAR e SERVIR.

Experiência Simulada de Comunidade - Dinâmica do Apóstolo Pedro 

         No grupo dos apóstolos, Pedro parece ser objeto de uma formação particular por parte do Mestre. Podemos, de certo modo, seguir seu crescimento espiritual. As cenas seguintes são como marcos na evolução da intimidade de Pedro com Jesus.
         Estando ao lado de Pedro, aprendemos a ser discípulos: 

 (1) Mateus 4, 18-20
Jesus viu Simão e André.  Disse a eles: “segui-me e eu vou farei pescadores de homens.” Eles deixaram tudo e o seguiram. 
(2) Lucas 5, 1-11
Jesus disse a Pedro: “Lançai vossas redes para a pesca.”  Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira sem nada apanhar, mas, porque mandas, lançarei a rede.” 
(3) João 6, 67-71
Ouvindo as palavras de Jesus sobre o pão da vida, muitos discípulos consideram duro seguir Jesus.  Jesus disse aos doze: “Não quereis também vós partir?”  Simão Pedro respondeu: “Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna, e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus.” 
(4) Mateus 14, 22-23
Jesus foi até os discípulos, caminhando pelas águas.  Eles tiveram medo.  Pedro falou: “Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas.”  Jesus respondeu: “Vem.”  Pedro caminhou sobre as águas, mas duvidou.  Quando estava afundando, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus deu a mão a Pedro e falou: “Homem fraco de fé, por que duvidaste?” 
(5) Mateus 16, 13-20
Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”  Disseram: “Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas.”  Então lhes perguntou: “ E vós, quem dizeis que eu sou?”  Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo.” 
(6) Mateus 16, 21-23
Jesus começou a mostrar aos discípulos que iria sofrer.  Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não o permita, Senhor!  Isto jamais acontecerá!” Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse: “Arreda-te de mim, Satanás!  Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!” 
(7) Mateus 17, 1-8
Jesus levou Pedro, Tiago e João ao alto de um monte e diante deles foi transfigurado.  Apareceram Moisés e Elias.  Pedro, tomando a palavra, disse: “Senhor, é bom estarmos aqui.  Se queres, levantarei aqui três tendas.” 
(8) Mateus 19, 27-29
Depois do encontro com o jovem rico, Jesus diz aos seus discípulos:  “É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.”  Pedro, tomando a palavra, disse:  “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.  O que é que vamos receber?”   Disse-lhe Jesus:  “Em verdade eu vos digo que, quando as coisas forem renovadas, e o Filho do Homem se assentar no seu trono de glória, também vós, que me seguistes, vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.  E todo aquele que tiver deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá muito mais e herdará a vida eterna.” 
(9) Mateus 26, 69-75
Jesus foi preso.  Pedro estava sentado do lado de fora do Sinédrio, no pátio, quando uma criada aproximou-se dele e disse:  “Também tu estavas com Jesus, o Galileu!”  Ele, porém, negou diante de todos, dizendo: “Não sei o que dizes.” Pedro negou a Jesus três vezes.  Então o galo cantou e ele, caindo em si, chorou amargamente. 
(10) João 21, 1-19
Jesus ressuscitado manifestou-se aos discípulos.  Eles estavam pescando quando avistaram um homem na praia. Jesus conversou com eles, mandou que jogasse a rede ao mar.  João, então, reconheceu o Mestre e disse a Pedro que aquele era Jesus.  Pedro então vestiu-se e se atirou ao mar, ao encontro do Senhor.
Depois de fazer a refeição com eles, Jesus disse a Pedro.  “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”.
-”Sim, Senhor”, lhe disse, “tu sabes que te amo.”  Jesus disse: “Apascenta as minhas ovelhas.”  Por três vezes Jesus fez a mesma pergunta.  Na última vez, Pedro entristeceu-se.  Jesus então disse:  “Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu te cingias e andavas por onde querias;  quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres.” 



Os passos:
1. Vamos nos colocar junto com Pedro e avaliar as situações vividas por ele, dando para cada situação uma nota de 1 a 10. Quando mais as nossas atitudes em cada situação estiverem próxima das atitudes de Pedro, maior deverá ser a nossa nota. 

Textos/ Notas
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10










9










8










7










6










5










4










3










2










1










0











2. Cada pessoa tem seu itinerário, seu caminho. Confronte sua vida com o itinerário de Pedro:
    - O que há em você de parecido com ele?
    - Como você caminha com Jesus?
    - Deixa-se amar, ensinar e conduzir? 

3. Partilhar em grupo.

O documento foi extraído do PLANO DE FORMAÇÃO DA CVX BRASIL. Rio de Janeiro, Comunidades de Vida Cristã CVX do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário