Dia 17: Lista de Gratidão
Um homem estava preso no trânsito de uma grande cidade no final de uma sexta-feira de verão. Ele estava realmente preso, sentado em seu carro em uma avenida importante da cidade, mas indo a lugar nenhum. Ele ficou impaciente e depois com raiva. Depois de um tempo, ele começou a pensar em quão lamentável era sua vida. Ele pensou: seus amigos eram mais inteligentes, mais ricos, mais felizes do que ele. Ele não havia realizado nada significativo. Ele estava preso na vida, assim como ele estava preso no trânsito.
Então ele ligou para um amigo e pediu ajuda. O amigo lhe sugeriu um exercício: “Se você está parado no trânsito, então faça uma lista de gratidão”. O homem aceitou a sugestão do amigo, pegou um caderno e uma caneta e fez uma lista de todas as coisas pelas quais ele era grato. Algumas eram coisas grandes, tais como família, amigos, trabalho, mas a maioria delas eram pequenas coisas: o fim de semana que estava chegando; um excelente romance que ele estava lendo; um elogio de seu chefe no dia anterior; uma corrida emocionante na orla naquela manhã; seu carro confortável... E logo seu bom humor voltou. O exercício da gratidão restaurou o equilíbrio para o seu pensamento. Não era um truque. Aquele homem viu que sua vida realmente estava cheia de coisas boas. A gratidão era a verdade!
Recentemente, li um comentário sobre a gratidão: Rezamos pelas grandes coisas e esquecemos de agradecer pelas coisas pequenas e ordinárias do nosso dia-a-dia. Nós nos esforçamos para a grande aventura espiritual, que ainda não tivemos, e negligenciamos os muitos dons de Deus que nós temos. O comentário ainda aconselhava que devemos ficar satisfeitos com a pequena medida do conhecimento espiritual, da experiência e do amor que nos foi dado.
Sugestão: Faça uma lista de gratidão... Por quais coisas, grandes e pequenas, hoje sou grato (a)?
Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality
O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu Nome!
ResponderExcluir