Uma das meditações centrais dos Exercícios Espirituais propostos por Santo Inácio de Loyola é o chamado de Cristo Rei (EE 91), que faz parte da Segunda Semana dos Exercícios Espirituais.
Santo Inácio, ao propor a metodologia dos exercícios espirituais, usou uma linguagem própria baseada na sua experiência de soldado em um reino medieval, era um soldado a serviço de um rei, que convocava soldados para suas batalhas, para defender o seu reino.
Agora imagine um chamado de um líder temporal que nos inspirou e em seguida imagine Cristo nos chamando para se juntar a ele para ajudá-lo a construir o Reino de Deus na Terra. Isso nos excita ou nos assusta? Isso nos faz esperar? O que o sonho de Deus para o mundo significa para nós?
No vídeo a seguir o Pe. Kevin O’Brien, SJ explica um pouco do objetivo dessa meditação e nos convida a refletir como nos sentimos diante do chamado a assumir a batalhas do Rei Eterno no mundo de hoje e na nossa vida diária. Nossa resposta traduz a disposição de um soldado valente que dá a vida por seu Rei ou de um soldado temeroso que se amedronta diante de uma batalha?
Se as batalhas e desafios desta vida terrena nos inspiram e impulsionam a dar o melhor de nós, a fazer tudo o que podemos, quão deve nos fascinar o chamado do Rei Eterno a servi-lo e construir o seu Reino... O chamado do Rei Eterno deve nos conduzir ao MAGIS.
Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality
Nenhum comentário:
Postar um comentário