quarta-feira, 1 de abril de 2020

Dica Inaciana do Dia



Em nossa vida, é fundamental saber diferenciar os valores-fim dos valores-meio.

Para os cristãos, o valor-fim absoluto é Deus: tornar-se cada dia mais hospitaleiros/as, fecundos/as, livres como o Mistério de Amor três vezes Santo. Em outras palavras, o sentido de nossa vida está no crescimento de nossa capacidade de receber e oferecer amor do jeito d'Ele - de graça! Todo o resto são valores-meio, dos quais Santo Inácio apresenta uma listinha: saúde, riqueza, honra, vida longa...

Para encontrarmos a paz e a liberdade de espírito que Deus quer nos conceder, devemos estar prontos a desejar e escolher MAIS o valor-fim - a Vida em Deus - do que os valores-meios - seguranças e confortos materiais e psíquicos. Sempre que perdemos a paz e a liberdade interior, isso significa que houve uma inversão em nosso coração: algo criado - bom, mas relativo - ocupou, em nós, o centro que pertence a Deus.

Isso acontece com frequência... O mais importante é tomar consciência dessa inversão e pedir ao Senhor a graça de fixar o olhar n'Ele e se alegrar pelo modo como Ele nos ama, nos faz amadurecer e nos ensina a amar em cada circunstância de nossa vida concreta, em sua fascinante e dramática imprevisibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário