terça-feira, 11 de maio de 2021

As surpresas mobilizadoras de Deus

Texto 2 da série elaborada pelo pe. Adroaldo Palaoro, sj sobre a vida e missão de São José que poderá ser usada como subsídio para melhor viver o ano de São José (2021) decretado pelo Papa Francisco na Carta Apostólica "Patris Corde". 

 “A vontade de Deus, a sua história e o seu projeto passam também através da angústia de José. Assim ele ensina-nos que ter fé em Deus inclui também acreditar que Ele pode intervir inclusive através dos nossos medos, das nossas fragilidades, da nossa fraqueza. E ensina-nos que, no meio das tempestades da vida, não devemos ter medo de deixar a Deus o timão da nossa barca. Por vezes queremos controlar tudo, mas o olhar d’Ele vê sempre mais longe” (Papa Francisco, “Patris Corde”)

 

Nossa vida deveria ter mais ingredientes de surpresa que de rotina. Sem surpresa não há vida, e uma “vida com sentido” deve ter este elemento de surpresa, de poder des-velar aqueles sinais de esperança que dão luz e calor a tudo o que somos e fazemos. É preciso estar atento à surpresa, rastreando o horizonte a partir da esperança do coração. Ao mesmo tempo, é preciso ter um coração preparado para acolher esta surpresa. Ela pode passar desapercebida, se estivermos imersos na rotina cansativa de nossos dias.

Muitos de nós, provavelmente, em um momento ou outro de nossa vida, já vivemos uma experiência de explosão de assombro e surpresa diante de nossa própria existência. Num determinado momento, tudo parecia enfadonho e rotineiro e, de repente, tudo é percebido como extraordinário e maravilhoso.

É como se alguém se visse afetado de um repentino ataque de assombro, que suscita humildade e agradecimento diante do milagre da vida.

É como se despertasse para ver a realidade com novos olhos, como se visse pela primeira vez coisas que estiveram aí desde sempre. Emerge uma profunda reverência diante do “Mistério”, incompreensível, mas mobilizador. E diante do “mistério”, a atitude adequada é a contemplação silenciosa, como fazem as mães, em longas horas de silêncio, cheias de assombro, diante da fragilidade de um novo ser humano.

Não é difícil imaginar o assombro de José de Nazaré, que surpreso descobre que a “vida é mais que vida”, que há sempre algo maior que o ultrapassa no emaranhado cotidiano de sua história. Uma aprendizagem vivida ao longo da vida, marcada por momentos de serenidade e paz, mas também de obscuridade e dúvida.

Os textos evangélicos afirmam claramente o conflito vivido por José. Ele viveu a experiência de uma verdadeira “noite escura”, do “silêncio de Deus”. Mais uma vez é Deus quem toma a iniciativa.

José era um pobre noivo, pertencente a uma nação oprimida e a uma categoria social esquecida, mas conservava límpidos os olhos do espírito, prontos para perceber e acolher a presença surpreendente de Deus em  sua vida. Na narração de Mateus, o anjo comunica ao confuso José o mistério que está acontecendo com sua esposa Maria. Por essa revelação do anjo, José é atingido como que por um raio, é tomado de surpresa. A sua noite, o seu silêncio, o seu sono, a sua rotina diária são quebrados por uma novidade absoluta.

O que José recebe no sonho é o chamado a uma existência marcada por constantes “deslocamentos”, pois, a mulher que entrou em sua vida e vai entrar em sua casa, Maria, leva em suas entranhas Aquele que para muitos será uma presença provocativa, uma ameaça ao poder estabelecido, um transgressor das leis e normas religiosas... A vida inteira de José, o justo, vai ficar desestabilizada a partir deste momento porque foi convidado a aproximar-se do mistério surpreendente do Deus feito homem.

Exteriormente, o mundo permanece como estava, aparentemente nada mudou; mas, ao associar-se ao destino do “Deus que se humaniza”, também José se revelará como presença surpresa, marcada pelo cuidado, pelo silêncio e pela prontidão ao chamado de Deus.

É preciso "nos deixar surpreender por Deus" constantemente.

Deus espera que nos deixemos “surpreender por seu amor, que acolhamos as suas surpresas”.

É decisivo estar dispostos a abrir espaços em nossa história a novas pessoas e situações, novas vivências, novas experiências... Porque sempre há algo diferente e inesperado que pode nos enriquecer.

A vida está cheia de possibilidades e surpresas; inumeráveis caminhos que podemos percorrer; pessoas instigantes que aparecem em nossas vidas; desafios, encontros, aprendizagens, motivos para celebrar, lições que aprendemos e nos fazem um pouco mais lúcidos, mais humanos e mais simples...

Em José nos inspiramos para viver também uma presença inspiradora em nossa existência cotidiana.

Mergulhados naquilo que é margem, na superfície das coisas, na rotina estressante…. acabamos por perder de vista o essencial, isto é, a adesão a Deus e ao seu plano de amor, de verdade, de justiça.

Aprendamos de José a abrir nosso interior e deixar-nos surpreender por Deus.  Quem se deixa conduzir e vive a esperança sabe que, "mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende".

Mas como viver essa atitude na nossa vida cotidiana, em cada coisa que fazemos?

Deixar-nos surpreender por Deus não implica uma atitude passiva, onde esperamos que tudo caia do céu.

Deixar-nos surpreender por Deus no singelo, nas coisas simples da vida. Muitas vezes nós perdemos a

capacidade de ver a sua ação nas pequenas coisas e ficamos esperando grandes sinais, grandes milagres. Cada instante é uma chance para perceber esse amor que Ele tem por nós. Se nós vivemos cada momento ordinário de forma extraordinária, certamente perceberemos a Sua ação e seremos surpreendidos.

Pensemos agora na quantidade de ocasiões que temos em apenas um dia para sermos surpreendidos por Ele: um encontro com alguém, um gesto de bondade, uma palavra que alguém nos dá, uma paisagem que vemos, enfim, infinitos momentos em que Deus nos fala, busca nos surpreender. Mas, por não prestarmos atenção, por estarmos dispersos em tantas preocupações, por não fazermos silêncio em nosso interior, acabamos não percebendo.

 E fazer este percurso vital é abrir-nos às surpresas do Deus Surpreendente.

O encontro com a pessoa de São José pede de nós uma docilidade à audição da Voz que nos habita; é o sussurro que vem da realidade e das coisas, carregada da Presença d’Aquele que desperta o nosso ser para o assombro, para a maravilha e para o milagre.

Diante do “Mistério” que nos envolve e nos escapa, brota do mais profundo do nosso ser, o grito cheio de surpresa. O Mistério irrompe como voz que convida a escutar mais e mais a mensagem que vem de todos os lados, como apelo sedutor para nos mover mais e mais na direção do coração de cada coisa. Ele pertence a uma dimensão humana à qual todos têm acesso, quando vivem em profundidade e conseguem penetrar nos níveis mais profundos da vida.

A vida cristã é, por sua própria natureza, uma surpresa que quebra a solidão da pessoa abandonada a si mesma, aos seus desertos desolados, fechada em suas rotinas e esquemas...

Faz-se necessário recuperar o sentido da surpresa, recordar que a visão bíblica da história dirige-se para uma meta surpreendente: encontrar novamente a capacidade de maravilhar-se. É preciso recobrar o sentido da expectativa, da novidade, da coragem.

Com essa atitude frente às surpresas de Deus, podemos dar sabor à nossa vida, muitas vezes modesta e simples como a de José. Pois é no traçado das horas e dos dias que Deus prepara sempre a sua novidade, a sua surpresa, o seu dom.

Não devemos jamais cair na resignação, mas permanecer em vigília, na expectativa; também nós devemos ser uma surpresa para os outros, com nosso gesto de amor imprevisto, com nossa palavra que reanima, com nossa visita que consola, com nossa atenção para com todos os que levam uma vida obscura e monótona.

Eis a plenitude da vida: mergulhar naquela Presença benfazeja que nos enche de sentido, de alegria, e nos surpreende a cada momento, nos invade e nos conduz a caminhos novos.

Textos bíblicos:  Mt 2,13-23;  Lc 1,26-38;  Lc 1,39-56

Na oração: 

Durante a contemplação devemos deter-nos particularmente na figura de José. Ele teve seus pensamentos próprios, suas preocupações e suas provações, suas perguntas dilacerantes e suas dúvidas angustiantes.

Mas, Deus nunca deixa de atuar no meio das nossas noites, dúvidas, provações. Ele conhece nossos pensamentos e temores. E, no momento certo, nos liberta de  nossos medos e nos dá a conhecer sua Vontade.

- Fazer memória das “surpresas” de Deus que despertaram um novo “movimento” em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário