sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inspiração para voar

Inspiração para voar: águia ou galinha?
Para refletirmos sobre que tipo de asas pensamos ter e que uso que temos feito delas!
Nossas asas querem alcançar as alturas ou estão sub-utilizadas, pois vivemos apenas ciscando?

O poeta Fernão Capello Gaivota disse: "If I were not a man, I would like to be a eagle to fly over my dreams". “Se eu não fosse um homem, eu queria ser uma águia, para voar acima dos meus sonhos”.
Há uma fábula interessante sobre a águia. Diz ela que um caçador, nas montanhas, certa vez encontrou um ninho de águia, com alguns ovos. Tomou um deles e levou para sua casa e colocou-o sob uma galinha que chocava. E assim, nasceu um filhote de águia entre os pintinhos. A galinha, com o mesmo cuidado dedicado aos filhotes, criou a aguiazinha. Esta aprendeu a comer a comida dos pintinhos e a fazer tudo o que os "irmãozinhos" faziam, como se fosse um pintinho. Foi crescendo e vivendo naquele galinheiro, como se fosse uma galinha, sem suspeitar que tinha tudo para voar nas alturas e dominar os céus. Mas não aprendeu a voar ...
Um belo dia, a nossa “águia de galinheiro” viu outra águia voando nas alturas, dona dos céus. Achou aquilo maravilhoso. Chegou à sua mãe e perguntou-lhe: “Que ave é aquela, que voa tão lindo nas alturas? Como deve ser feliz!" Ao que a sua mãe respondeu-lhe: “Minha filha, aquela é uma águia, a “rainha das aves”, só ela consegue voar tão alto. Isto não é para nós, nós somos apenas galinha!”
E, assim, conformada, a pobre águia de terreiro, acreditando que fosse apenas uma galinha, viveu toda a sua vida naquele galinheiro, e ali morreu, sem conhecer as alturas.
Será que não vivemos assim como um águia de galinheiro??? Somos filhos de Deus pelo Batismo. Mas muitos vivem sem saber disso. Somos “águias” de verdade, chamados a viver nas alturas do céu. No entanto, desconhecendo a riqueza que trazemos em nós, vivemos muitas vezes como mendigos infelizes. 


(Do livro "Para ser feliz", Editora Cléofas)

2 comentários:

  1. Muito legal essa reflexão sobre o que queremos para nós, individualmente e como comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme! Penso que isso deve nos fazer refletir sempre! Imagino que em cada ato podemos ter atitudes de águia ou de galinha e acho importante buscarmos ver o que nos realiza, o que nos faz feliz... Não podemos crescer em um lugar inadequado, como aquela galinha, e viver frustrados ao contemplar os vôos para os quais fomos feitos, mas dos quais nos mantemos longe. Sigamos em frente e para o alto!

      Excluir