quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Missão: Amar & Servir

Olá a tod@s!
Entramos em Outubro e metade dele já se foi! Como as horas passam ligeiras e os dias correm em nossas vidas.
Tem uma canção que diz que o tempo é um "mano velho"... Mas pensamos que o tempo só será realmente nosso irmão, nosso amigo e companheiro se soubermos usá-lo bem, a nosso favor, não deixá-lo passar sem tomar as rédeas dos acontecimentos. Embora haja tempo de esperar, há também tempo de agir, de dar passos, de seguir em frente!
E Outubro é o mês que a Igreja dedica às missões, aos missionários. É o mês de agir, de por o pé na estrada, de seguir em frente! No mês das missões somos convidados a refletir como está a nossa vida de missionário, que também é missão de todo batizado: "Ir por toda a parte e pregar a boa nova..." Boa nova é boa notícia, é mensagem de esperança. Mas o batizado, o missionário, o cristão, o verdadeiro seguidor de Cristo só será um verdadeiro missionário se também viver essa Boa Nova! Viver e anunciar a Boa Nova, o Evangelho.
Se fôssemos chamados a citar duas ou três palavras [palavras, não frases] que resumam a Boa Nova que Jesus Cristo nos enviou a anunciar quais palavras seriam?
Eu escolhi duas palavras: AMOR & SERVIÇO!

Escolha também as suas palavras, aquelas que resumem sua compreensão mais profunda do Evangelho e da missão que Jesus Cristo confiou àqueles que decidiram seguir seus passos! E aproveite o momento para refletir se e como você tem sido missionário para o anúncio da Boa Nova de Jesus.

A Igreja (Papa Pio XI) proclamou dois santos como Padroeiros Universais das Missões: São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Francisco Xavier foi um jovem espanhol, que junto com Inácio de Loyola e outros companheiros, fundaram a Companhia de Jesus. Após ser ordenado sacerdote em 1537, foi enviado a evangelizar o Japão e a Índia. Francisco Xavier percorreu grandes distâncias e falou do amor de Deus e do Reino e ajudou a formar muitas comunidades cristãs. O grande desejo de Francisco Xavier era anunciar a Boa Nova do Evangelho na China, mas faleceu em 1552, sem chegar a essa terra que tanto desejava. A sua memória é celebrada no dia 3 de dezembro.

Teresinha foi uma jovem francesa que ingressou aos 16 anos em um mosteiro das irmãs carmelitas e, de modo admirável, viveu praticando a caridade, cultivando a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. Em seu diário, Teresinha escreveu que o seu desejo era "passar o céu fazendo o bem sobre terra”, Faleceu em 1897, aos 24 anos. Foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada do convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa do convento de clausura num horizonte missionário. A sua memória é celebrada no dia 1º de outubro.

2 comentários: