Texto do Pe. Adroaldo Palaoro, SJ (Centro de Espiritualidade Inaciana), como sugestão para rezar o Evangelho do 19º Domingo do Tempo Comum (Ano B).
“Eu sou o pão da vida” (Jo 6,48)
Continuamos com o tema do domingo
passado: Jesus é “pão”, sua vida é
alimento, é comunhão que nós partilhamos e oferecemos, uns aos outros, sendo,
dessa forma, Eucaristia.
Este evangelho da comunhão,
segundo o livro de João, começou em Cafarnaum, onde Jesus se definiu como
Eucaristia, pão partido e partilhado, comunicação de Vida, junto ao mar da Galileia.
Como seres humanos
somos marcados por profundas carências, fomes e sedes que nos mobilizam a nos
deslocar e a ativar o impulso da busca.
O decisivo é ter fome de Vida que Jesus nos oferece: buscar, a partir do mais profundo, encontrar-nos com Ele, abrir-nos à sua verdade para que nos marque com seu Espírito e potencie o melhor que há em nós. Deixar que Ele ilumine e transforme as dimensões de nossa vida que ainda estão sem evangelizar.
Então, alimentar-nos de Jesus é
voltar ao mais genuíno, ao mais simples e mais autêntico de seu Evangelho;
interiorizar suas atitudes mais básicas e essenciais; acender em nós o impulso
por viver como Ele; despertar nossa consciência de discípulos (as) e seguidores
(as) para fazer d’Ele o centro de nossa vida.
Sem cristãos que se alimentem da
Vida de Jesus, a Igreja se definha sem remédio.
Com isto, Jesus está dizendo que
o procedimento para dar vida em
plenitude, o que se costuma dizer “vida eterna”, é o caminho da “descida”, do despojamento de toda
grandeza e privilégio, o caminho trilhado e vulgar dos mortais, onde se perde o
poder e se ganha credibilidade, não pela condição social a que pertence, mas
pela autenticidade de sua vida.
O comer e o beber são símbolos incrivelmente profundos daquilo que devemos fazer com a pessoa de Jesus. É preciso nos identificar com Ele, temos de fazer nossa sua própria Vida, temos de “mastigá-lo”, digeri-lo, assimilá-lo, apropriar-nos de sua substância. Esta é a raiz da mensagem do evangelho. Sua Vida passa a ser nossa própria Vida. Só desta forma faremos nossa a mesma Vida de Deus. Se comungamos e não nos identificamos com o que é Cristo, produzirá indigestão.
Partir, repartir e compartilhar são três verbos
relacionados com a palavra “parte”. O termo “parte” indica que o todo não está
concentrado em um só lugar, em uma só mão. A palavra “parte” orienta para a pluralidade.
Os três verbos supõem uma ação que uma mesma pessoa pode realizar, mas com
matizes diferentes. Partir é tomar
um todo e fazê-lo em pedaços. Repartir
é tomar os pedaços e distribuí-los aos outros, sem maiores implicações no ato
de distribuir. Compartilhar, no
entanto, supõe que a pessoa que parte e reparte, desfruta conjuntamente com as
outras pessoas do bem repartido.
Se a primeira ação, partir, pode tornar-se um gesto egoísta, o momento do repartir pode ser um gesto indiferente ou generoso. O que está claro é que o terceiro momento, o compartilhar, é um gesto de fraternidade, de respeito para com os outros, um gesto de amor e proximidade. Compartilhar é algo mais que estar juntos, pois se pode estar juntos sem estar unidos ou com sentimentos opostos. Compartilhar é ter uma só alma e um só coração e, como consequência, viver na alegria de ter tudo em comum, de forma que a ninguém lhe falte o necessário. Quando o pão se reparte, todos comem E quando o pão é compartilhado, além de todos comerem, vive-se na alegria, ativada pela mesa onde é ativada este gesto oblativo.
Este tríplice gesto
foi realizado por Jesus na cena da multiplicação dos pães e peixes; Ele tomou
os pães, deu graças, partiu-os, repartiu-os e compartilhou-os
com todos. Juntos comeram festivamente os mesmos pães e os mesmos peixes. Neste
gesto de partir, repartir e compartilhar o pão, Jesus estava apontando para uma
realidade muito mais profunda e vital, pois no pão era o mesmo Jesus que se
partia, se repartia e finalmente se entregava aos seus, compartilhando sua
própria vida e unindo sua vida com a de seus seguidores (as). Jesus não
compartilha só o que tem, não compartilha só pão; Jesus se entrega a si mesmo,
compartilhando sua vida para ativar a vida atrofiada em muitas pessoas. Aqui
revela-se o pleno sentido desta forte expressão de Jesus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste
pão viverá eternamente”.
Só vidas compartilhadas são capazes de despertar um movimento vital, onde aquilo que é mais nobre e humano, que está escondido no mais profundo de cada um, se visibiliza em gestos de proximidade, acolhida, serviço..., reforçando os vínculos e a comum união entre todos, independentes de pertencer ou não a uma determinada expressão religiosa. Vidas compartilhadas que conectam vidas diferentes, possibilitam a realização do sonho do Pai: a unidade na diversidade.
Aqui está o gesto
que revela a verdadeira identidade dos(as) seguidores(as) de Jesus; é
impossível ir mais além do compartilhar.
Temos esvaziado o
sentido profundo da Eucaristia, esquecendo-nos de que é, sobretudo, sacramento
(sinal) do amor e da entrega aos outros, compartilhando os próprios dons,
recursos internos, sonhos... A finalidade da eucaristia não é tanto consagrar
um pedaço de pão e um pouco de vinho, mas de tornar sagrado (consagrar) todo
ser humano, identificando-o com o mesmo Jesus, para que se parta, se reparta e
se entregue no serviço e no compromisso em favor da vida. Sem compromisso com a
vida, a Eucaristia torna-se estéril, um gesto piedoso desencarnado, longe
d’Aquele que partiu, repartiu e compartilhou sua Vida em favor de todos. “E o pão que eu darei é a minha carne dada para a
vida do mundo” (v. 51).
Esta é a
verdade radical do Evangelho: lendo e aplicando aos cristãos aquilo que Jesus diz
de si mesmo, porque Ele é Eucaristia e porque compartilhamos sua vida, somos
mobilizados a fazer-nos comunhão de vida, pois todos somos “pão de eucaristia”.
Eucaristia que desperta outras fomes e outras sedes.
Que um homem como
Jesus se faça “eucaristia” (e mobilize a todos para ser eucaristia, pão
compartilhado): essa é a revelação central do evangelho de João. Em sua
dimensão humana, cada ser humano que se entrega a outro ser humano como “pão”,
é princípio de vida eterna.
Dessa forma, a mensagem de Jesus
(discurso do Pão da Vida) apresenta-se como o programa mais completo de vida. Frente
à economia neo-liberal do livre mercado e do triunfo dos interesses egoístas, à
custa dos demais, Jesus revela o programa da vida que se faz “pão” para ser
compartilhado.
Aplicando aos cristãos aquilo que
Ele diz de si mesmo, Jesus insiste na exigência de “fazer-se pão”, isto é, de
converter não só as riquezas, mas a vida mesma, em alimento (capital) para os
pobres.
O verdadeiro “capital” não é o
“dinheiro externo” (manipulado pelos grandes bancos). O verdadeiro capital é o
ser humano que se faz pão-capital para os outros.
O grande pecado é
o “deus Mamon” (capital divinizado). Frente a esse pecado está a revelação da
verdade de Deus: que homens e mulheres sejam (se façam) pão, uns para os
outros, na doação e na partilha.
Sem um novo
Capital Humano (sem a conversão do ser humano em pão para os outros), esta
humanidade não terá saída. Só podem ser cristãos de verdade aqueles que acolhem
e seguem as palavras e gestos de Jesus neste evangelho: que se façam pães uns
para os outros.
O único pão que sacia a um ser humano e lhe dá vida (palavra, amor, esperança) é outro ser humano, seja na expressão de pai ou de filho, de filha ou de mãe, de irmão ou irmã, de esposo ou de esposa, de amigo ou de amiga... Em suas diversas formas de expressão de encontro, acolhida, fraternidade, diálogo..., um ser humano é “pão” para outro ser humano.
Texto bíblico: Jo 6,41-51
Na oração:. É no mais íntimo que experienciamos o verdadeiro encontro com Aquele que se fez pão de vida e vinho de salvação. É no mais profundo de nossa interioridade que escutamos ressoar sua voz, nos inspirando a ser pão para os outros.
- Eucaristia e compromisso com os últimos e excluídos: você consegue
fazer esta conexão, toda vez que se aproxima do altar?
- A Eucaristia tem sido momento privilegiado para despertar em você
outras fomes e sedes? De quê você tem fome e sede?
- O que é que nutre sua verdadeira identidade de filho(a) de Deus e irmão(ã)
de Jesus?
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