sábado, 19 de outubro de 2019

Projeto Inaciando

Durante os meses de julho e agosto de 2019, a CVX Amar e Servir teve como estudo, em suas reuniões, o projeto “Inaciando”, de autoria do coordenador Alexandre Doelher de Oliveira, que consistia em uma visão subjetiva dos episódios mais relevantes da vida de Santo Inácio de Loyola, tendo como base oito aquarelas do pintor espanhol Carlos Sáenz de Tejada. A finalidade deste projeto foi uma reflexão e partilha das atitudes de Santo Inácio de Loyola na vida em comunidade, buscando traduzir os Exercícios Espirituais em resultados práticos de amar e servir ao próximo.

A seguir são apresentadas as aquarelas utilizadas na reflexão, com as respectivas propostas de oração e vivência:

Primeira aquarela: Inácio convalescente do ferimento adquirido na Batalha de Pamplona.
Proposta de reflexão e vivência: Quais são os obstáculos que me impedem de viver plenamente?


Segunda aquarela: Inácio em Manresa, onde adota um modelo de vida severamente penitencial e inicia a escrita dos Exercícios Espirituais.
Proposta de oração e vivência: Quais são as minhas respostas cotidianas perante o chamado de Deus?


Terceira aquarela: Inácio às margens do rio Cardoner, onde recebe uma profunda revelação de Deus.
Proposta de oração e vivência: O que me aprisiona, na minha realidade e na minha vida?


Quarta aquarela: Inácio com Francisco Xavier, em Paris.
Proposta de oração e vivência: Eu sou individualista ao propagar a mensagem de Cristo, ou permito que outros me auxiliem no trabalho de evangelização?


Quinta aquarela: Votos de Montmartre, onde Inácio e seus companheiros fundam a Companhia de Jesus.
Proposta de oração e vivência: Como realizo meu trabalho missionário?


Sexta aquarela: Inácio diante do Papa Paulo III, onde, em 3 de setembro de 1539, é aprovada a Ordem da Companhia de Jesus.
Proposta de oração e vivência: Eu tenho clareza do que eu quero para a minha vida de evangelização?


Sétima aquarela: Inácio em Roma, onde dedicou-se a difundir os Exercícios Espirituais e catequizar o povo.
Proposta de oração e vivência: Eu ofereço a Deus, integralmente, a minha liberdade, memória e entendimento? Eu sou grato(a) pelos dons que recebo Dele?


Oitava aquarela: Em 1556, morre santo Inácio de Loyola, cujo lema era “Tudo para a maior glória de Deus”.
Proposta de oração e vivência: Diante dos apelos de Cristo, como faço escolhas, tomo decisões e assumo as consequências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário