“Se alguém me quer seguir, renuncie a
si mesmo...”
(Lc 9,23)
Depois do longo e intenso percurso pascal,
retomamos o tempo litúrgico conhecimento como “Tempo Comum”, seguindo
o evangelista Lucas (Ano C).
A cena do evangelho deste domingo é muito conhecida,
pois ela é relatada nos três evangelhos sinóticos, embora com grandes
diferenças. Os discípulos já levam um bom tempo acompanhando Jesus. Por que o
seguem? Jesus quer saber qual é a motivação presente no interior de cada um
deles. Por isso, dirige uma pergunta ao grupo: “E
vós, quem dizeis que eu sou?”
Esta é a pergunta que também deve
ter ressonância em nosso interior; afinal, dizemos ser seguidores(as) de Jesus.
Seguimos, de fato, uma pessoa ou seguimos uma doutrina, uma religião, uma moral...?
Não é suficiente repetir fórmulas aprendidas na catequese. Aqui trata-se de
expressar uma identificação profunda com a vida e com o modo de ser do Profeta
da Galileia. Por que o seguimos? Não basta afirmar que Ele é o “Messias de
Deus”; é preciso dar passos no caminho aberto por Ele, acender também hoje o
fogo que Ele quis espalhar no mundo. Como podemos falar tanto dele sem sentir
sua sede de justiça, seu desejo de solidariedade, sua vontade de paz?
Na experiência humana ressoa, desde sempre, a
marca ou o chamado a transcender-se, a ir além de si mesmo. O seguimento de Jesus pressupõe a pessoa
capaz de sair de si mesma, de descentrar-se. Deixar ressoar a voz do chamado no
próprio interior implica um investimento de toda a pessoa. O ouvido se abre, o
olhar se aclara, a mente se expande, o coração compreende, o corpo se ergue e a
vida se reinicia.
Vida aberta e sempre em movimento, pronta para
acolher e viver as surpresas.
Estamos inseridos numa cultura onde
as entregas são vividas pela metade, as opções são de fôlego curto e os
projetos não tem consistência.
Vivemos a chamada “cultura líquida”
onde tudo parece que nos escapa das mãos. Não há solidez nas decisões pois elas
são apressadas e superficiais, porque o horizonte está obscuro.
Jesus não impõe nenhuma condição,
não quer gente que busque carreiras ilustres, riquezas, prestígio.... Quer
pessoas que sejam capazes de descentrar-se, de renunciar ao próprio ego, de
desapegar-se daquilo que as atrofia e as limita, para investir numa proposta de
vida que dê direção e sentido à própria existência. Este é o lema de Jesus: “renunciar a si mesmo, tomar a cruz cada dia e segui-Lo”
O que significa “renunciar a si mesmo”.
Significa sair da visão egocentrada, nascida da crença errônea de que somos o ego. Talvez pudesse ser expresso desta
forma: “Deixa de crer que és o eu
separado e descobrirás a riqueza de tua verdadeira identidade; nem sequer vê a
tua vida a partir do ego, porque sofrerás e farás sofrer; contempla-a a partir
de tua verdadeira identidade, onde há uma unidade profunda, mas sem apego nem
comparações”.
Não é a renúncia o que nos salva, mas o desenvolvimento e a expansão da
vida em direção à plenitude.
A renúncia é sempre lícita e
aconselhável quando fazemos por algo melhor. O apego a nós mesmo, às coisas ou
às pessoas, impede-nos de mover com facilidade. Perdemos o fluxo da vida e o
impulso do movimento, a suavidade do “deslizar pela existência”.
Na vida cristã, o seguimento é questão de sedução, de
paixão, de atração, de coração...; isso significa que Jesus Cristo é de fato o “amor primeiro”, aquele que antecede a
qualquer outro, de maneira especial o amor a si mesmo. Daí nasce a harmonia
interior. Quando o seguimento torna-se o eixo central, todos os elementos
da vida, todas as afeições, todas as potencialidades do espírito, encontram-se
em “seus
lugares”, estabelecendo uma deliciosa experiência de paz. Os afetos
“orientados” e “ordenados” à pessoa de Jesus, cria um novo referencial, um novo
centro afetivo.
Se queremos fazer caminho com Jesus temos de
acolher suas condições e entendê-las como Ele as entende. “Renunciar a si mesmo” é
descentrar-se, não ser já o centro de seu próprio projeto. É pôr a vida inteira
a serviço do outro, neste caso o projeto de Jesus. A isto Jesus chama “perder a vida por sua casa”. E quem assim fizer,
“ganhará”, salvará sua vida. A condição que Jesus propõe para segui-lo não
pretende negar nossa autonomia, mas orientar nossas energias e valores para a
construção do Reino que Ele iniciou, renunciando, também Ele, a si mesmo, para
cumprir em tudo a vontade do Pai.
Na medida em que nos desprendemos de todo apego,
incluído o apego à vida, a favor dos outros, estaremos amando de verdade e,
portanto, crescendo como ser humano. Nossa Vida com maiúscula se potenciará, e
a vida com minúscula, adquirirá, então, todo seu sentido.
A resposta à pergunta de Jesus (“e vós, quem dizeis que eu sou?”) implica adesão à pessoa
d’Ele e ao seu projeto, o Reino; significa fazer o caminho com Ele, colocar-se
onde sempre se colocou, na margem, na periferia... Isso acarreta oposição,
perseguição, cruz.
Em quê consiste “carregar
a Cruz?” É acaso suportar tudo sem reclamar como se toda contrariedade
nos é mandada pelo Deus mesmo? É submeter-se à dor pela dor, como se a dor
fosse um valor em si mesmo?
Algo ou muito disto temos entendido
assim e não tem nada a ver com a condição que Jesus propõe para que sigamos
seus passos. Ele quer dizer que todos devem estar dispostos a viver da mesma
maneira que Ele viveu, embora sabendo que este estilo de vida pode acarretar a
perseguição e talvez a morte. Tomar a Cruz significa prontidão,
estar preparado, mobilizado...
Essa é a cruz de Jesus e também
deve ser a nossa. Não inventemos cruzes sob medida, não coloquemos cruzes sobre
nós ou sobre os outros. Sigamos os passos de Jesus, assumindo seu estilo de
vida!
Nesse sentido, a cruz de Jesus não é um
“peso morto”; ela tem sentido porque é consequência de uma opção radical em
favor do Reino. A Cruz não significa passividade e resignação; ela nasce
de sua vida plena e transbordante; ela resume, concentra, radicaliza,
condensa o significado de uma vida vivida na fidelidade ao Pai, que quer
que todos vivam intensamente.
“Jesus morreu de vida”: de bondade e de
esperança lúcida, de solidariedade alegre, de compaixão ousada, de liberdade
arriscada, de proximidade curadora.
Aquele que acompanha Jesus vai também
tomando consciência que a opção pela vida pode conduzi-lo à Cruz.
Mas não basta carregar a Cruz; a novidade
cristã é carregá-la como Jesus. Essa é a nova maneira de carregar a Cruz
que Jesus nos ensina: transformá-la em sinal e fonte de amor e de
entrega.
A palavra “cruz” – em grego “staurós”
– vem do verbo “ficar em pé”. “Tomar sua Cruz” não é, portanto,
suportar passivamente sua vida, tornar-se escravo de um destino tirânico;
significa prontidão, estado de vigilância... para passar de uma vida suportada
para uma vida escolhida.
Texto bíblico: Lc 9,18-24
Na oração:
“Quem
é Jesus para mim?”
Pergunta instigante que nos ajuda a captar a originalidade de Sua vida, a
escutar a novidade de Seu chama-do, a deixar-nos atrair pelo Seu projeto,
contagiar-nos por Sua liberdade, empenharmos por viver seu caminho.
-
Cada um de nós deve se colocar diante de Jesus, deixar-se olhar diretamente por
Ele e escutar, a partir do mais profundo de si mesmo, Sua pergunta: “Quem sou Eu realmente para você?”
-
A esta pergunta responde-se mais com a vida que com palavras sublimes.
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