sábado, 9 de dezembro de 2017

Retiro do Advento


O Tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades do Natal. Esse período é caracterizado pela simplicidade de elementos externos que tornam a celebração litúrgica mais sóbria e, ao mesmo tempo, estimula a profundidade da espiritualidade, que brota das orações e dos textos bíblicos. Em 2017, o tempo do Advento começa em 3 de dezembro e prolonga-se até a tarde do dia 24, data na qual começa o Tempo de Natal.
Todos os anos, o padre Luís Renato Carvalho de Oliveira prepara e disponibiliza um material para vivenciar esse tempo do Advento. O jesuíta afirma que se sente muito consolado propondo esta experiência e ressalta dois motivos: ajudar as pessoas e criar um espaço de partilha.
“Primeiro: como é bom ajudar as pessoas neste caminho da espiritualidade, nesse tempo encantador do Advento e Natal, uma experiência profunda e verdadeira do Deus da Vida, presente, atuante, que tanto nos ajuda a viver e construir um mundo melhor! Quantas pessoas ainda não descobriram a beleza e a importância de uma oração pessoal, íntima, diária, a partir de textos bíblicos, comprometida com a vida e com as pessoas, rezando a vida e a realidade, e sempre em discernimento: Senhor, que queres de mim? Onde e como me quer? Que queres que eu faça, como servir mais e melhor? Qual a minha missão?”, afirma padre Luís Renato.
Para ele, o segundo é incentivar a vivência do Retiro do Advento em grupo. “É criar esse espaço de partilha, de comunhão, ajudando-se mutuamente, a cada semana encontrando-se, na igreja ou na casa de alguém, preparando o ambiente, com símbolos de nossa cultura, intercalando com salmos e canções, partilhando a oração e a vida, vendo o sentido de cada semana, inspirados pela rica simbologia e experiência mística deste Tempo do Advento e Natal”, diz.
Os elementos básicos para fazer o Retiro do Advento são: dedicar trinta minutos à oração pessoal diária e rever essa oração durante alguns minutos. “Desejo a todos uma belíssima e frutuosa experiência. Agradeço a ajuda na divulgação deste material, as sugestões e melhoras, como também a partilha do que vivenciaram”, conclui padre Luís Renato.
Clique no nome dos documentos e faça o download dos materiais do Retiro do Advento 2017:


Nenhum comentário:

Postar um comentário