Estamos começando um novo Ano Litúrgico!
O Ano Litúrgico é o “calendário católico”. Contém as datas
dos acontecimentos da história da salvação, a partir de uma perspectiva cristã.
Não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina
no dia 31 de dezembro. O Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do
Natal. Tem como base as fases da lua. Compõe-se de dois grandes ciclos: o Natal
e a Páscoa. São como dois pólos em torno dos quais gira todo o Ano Litúrgico.
O Natal tem um tempo de preparação, que é o Advento; e a Páscoa tem também um tempo de preparação, que é a Quaresma. Ao lado do Natal e da Páscoa está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum. O Ano Litúrgico começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina com o último sábado do Tempo Comum, que é na véspera do Primeiro Domingo do Advento. (Fonte: Portal Catequese Católica)
O Natal tem um tempo de preparação, que é o Advento; e a Páscoa tem também um tempo de preparação, que é a Quaresma. Ao lado do Natal e da Páscoa está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum. O Ano Litúrgico começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina com o último sábado do Tempo Comum, que é na véspera do Primeiro Domingo do Advento. (Fonte: Portal Catequese Católica)
Tempo do Advento
A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”,
“aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação
para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo, celebramos
duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e
a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho
de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive alegre expectativa da
segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto
escatológico).
Como se estrutura o Tempo do Advento
Como se estrutura o Tempo do Advento
O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende
sempre da solenidade do Natal. Ele começa na tarde (1ª Vésperas) do primeiro
domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento anterior
à tarde (1ª Vésperas) do Natal. Ele possui quatro semanas e, por isso, quatro
domingos celebrativos. O terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da
alegria (gaudete, em latim) por causa
da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a
alegria da proximidade da celebração do Natal. O tempo do Advento se divide em
duas partes. A primeira, que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada pela
espera alegre da segunda vinda de Jesus. A segunda, os dias que antecedem o
Natal, se destaca pela recordação sobre o nascimento de Jesus em Belém.
As figuras Bíblicas principais do Advento
As figuras Bíblicas principais do Advento
Dois personagens bíblicos ganham destaque na celebração do
Advento: Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a mãe
do Salvador, e ele porque foi vocacionado a ser o precursor do Messias. Ela se
torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus. Ele se torna
modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e agir anunciando e
preparando a chegada da salvação. Em ambos se manifesta a realização da
esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.
Espiritualidade do Advento
Espiritualidade do Advento
A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes
básicas: a preparação para receber o Cristo; a oração e a vivência da esperança
cristã. A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da conversão e da
ascese. Devemos ter um olhar atento sobre nós e a realidade que nos cerca e nos
empenharmos para correspondermos com a ação do Espírito de Deus que quer
restaurar todas as coisas. O nosso relacionamento com o nosso corpo e os nossos
afetos, com nossos familiares e pessoas íntimas, nossa participação na vida
eclesial e social devem estar no foco de nossa atenção. A preparação para
celebrar o Natal demanda uma confissão sacramental bem feita e um propósito
firme de renovação interior.
“Orai a todo momento”
“Orai a todo momento”
Este tempo é marcado por uma vivência mais profunda da vida
de oração. A leitura orante deste período nos coloca em contato com as
profecias de salvação do Antigo Testamento, com a expectativa que os cristãos
da Igreja primitiva tinham da Parusia e com os eventos principais que
antecederam o nascimento de Jesus. A recordação dos eventos que antecederam a
primeira vinda de Cristo se torna a base da preparação da Igreja para o novo
Advento do Senhor.
O Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua
relação com Deus e usarmos elas como meios de estarmos com Ele, colocando nossa
esperança nas realidades que não passam.
(Texto do Pe. Vitor Gino Finelon - Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)
(Texto do Pe. Vitor Gino Finelon - Fonte: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)
Leitura complementar sugerida: Advento - Tempo de espera e esperança
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