domingo, 25 de maio de 2014

Relato – Reunião 28/04/2014

Na reunião do dia 28/04/2014 concluímos a partilha dos momentos de oração do Retiro Quaresmal 2014 (Exercícios Espirituais na vida cotidiana). Os membros foram convidados a partilhar os textos mais marcantes e as experiências que irão perdurar além do Tempo Quaresmal.

Foram colocados e partilhados os seguintes pontos:

- Parábola dos trabalhadores da vinha: o “estar na praça desocupado” trouxe a reflexão de que muitas vezes não colocamos nossos dons à disposição do Senhor, do trabalho em sua vinha. A praça é um local de muitas vozes, de muitos chamados. Estar na praça é estar em busca, mas o cristão deve estar atento ao chamado daquele que tem palavras de vida eterna.

- Ainda sobre a Parábola dos trabalhadores da vinha: o último trabalhador a ser chamado, às 5 h da tarde, é alguém que estava disposto e permaneceu até o fim do dia, confiante que alguém lhe ofereceria trabalho. Muitas vezes relutamos em esperar um pouco mais, vivemos em um mundo de rapidez, produtividade, tudo é descartável e efêmero e a pessoa é avaliada pelo que consegue produzir. A lógica de Jesus é diferente, pois valoriza a pessoa por aquilo que ela é.

- Uma das grandes reflexões do Tempo da Quaresma 2014 foi a necessidade de deixar-se conduzir e amar pelo Espírito Santo, sem querer controlar todas as coisas, mesmo porque nem tudo está sob o nosso controle.

- Os momentos de fraqueza do apóstolo Pedro são ensinamentos para nós, pois estamos sujeitos às mesmas quedas. Negamos a Jesus muitas vezes com a nossa falta de testemunho e falta de coragem em assumir a opção pelos valores do Evangelho.

- Jesus, em sua condição humana, sofreu muitas dores e provações. Como homem, pediu ao Pai do céu que afastasse dele o cálice de sua paixão, pois temeu as dores que sofreria, mas ainda assim aceitou a vontade do Pai.

- O olhar efetivo para os irmãos realmente necessitados é um dos nossos maiores desafios. Muitas vezes, em nossas igrejas, em bairros de classe média e alta, entram irmãos pobres, sujos, abandonados e dificilmente alguém se dispõe a lavar-lhes os pés.

- A presença de Jesus ressuscitado é sempre marcante, pois sua presença e sua luz transformam a vida daqueles que o encontram.

- Em nossa oração deve ser constante o pedido para que seja ressurreição todos os dias e que a cada dia a vivência da experiência da ressurreição nos conduza a atitudes de ressuscitados, de vida nova!

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário