segunda-feira, 26 de maio de 2014

Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

O EAD Século 21, site de Educação a Distância da Rede Século 21 está oferecendo gratuitamente [e com emissão de certificado] o curso online sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium [Alegria do Evangelho], do Papa Francisco, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.
Nessa exortação apostólica, o Papa Francisco se dirige aos fieis cristãos, convidando-os para uma nova etapa evangelizadora e indicando caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos. Francisco destaca ainda que “a alegria e o evangelho enchem o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”, afinal, quem sente a presença de Cristo na vida, torna-se uma pessoa livre.



Conteúdo programático:
- Alegria que se renova e comunica;
- A doce e reconfortante alegria de evangelizar;
- A transformação missionária da Igreja;
- A partir do coração do evangelho;
- Uma mãe de coração aberto / Alguns desafios do mundo atual;
- Tentações dos agentes pastorais;
- Tentações dos agentes pastorais - Parte 2;
- O anúncio do evangelho;
- A homilia;
- Uma evangelização para o aprofundamento do querigma;
- A dimensão social da evangelização;
- A dimensão social da evangelização - Parte 2;
- O diálogo social como contribuição para a paz;
- Evangelizadores com espírito;
- Maria, a mãe da evangelização.

Metodologia:
Todo o conteúdo das aulas é disposto em vídeo, garantindo o dinamismo da aula e o total poder de acompanhamento por parte do aluno e, consequentemente, seu maior aproveitamento do conteúdo abordado.
Além disso, os materiais didáticos (compostos de apostilas e materiais de apoio) referentes às aulas assistidas são disponibilizados para download. 
O curso é inteiramente realizado na internet, o que garante maior flexibilidade de tempo, de acordo com as possibilidades do aluno.
Além do tempo que o aluno se dedicará a assistir aos vídeos, encontrará também no ambiente virtual a possibilidade de fazer download da apostila com o conteúdo do curso para acompanhar as videoaulas e também estudar fora do ambiente virtual; fazer suas anotações pessoais no espaço chamado “Blog”; participar do fórum de debates interagindo com os outros participantes do curso; rever aos vídeos para fixar o conteúdo.

Carga Horária:

O curso será ministrado 16 videoaulas, totalizando uma carga horária de 34 horas.
Orientador: Dom Paulo Mendes Peixoto

Acesso ao curso: EaD Século 21.

domingo, 25 de maio de 2014

Comunidades Irmãs

As informações a seguir foram apresentadas na Tarde de Formação, realizada no dia 17/05/2014 pelo Regional Rio da CVX, como partilha da reunião das comunidades irmãs: CVX N. S. de Nazaré e Pré-CVX Amar e Servir.

As comunidades irmãs

     CVX N. S. de Nazaré (planta maior)         --       Pré - CVX Amar e Servir (planta menor)


CVX Nossa Senhora de Nazaré
  • 36 anos de caminhada!!!!
  • ›Membros: Lyceia e Ana Cristina, Gina, Bárbara, Denise, Edy, Magdalena, Ana e outros que passaram pela comunidade.
  • ›Atual assessora: Mercedes Blanco.
  • ›Marca registrada: Acolhimento e abertura.
  • ›Reuniões que mais ajudaram a comunidade: partilhas, revisão de vida, reuniões temáticas com matérias de jornal, manhãs de oração, estudos de documentos da Igreja e dos PPGG.
  • ›A CVX Nazaré é uma comunidade de serviço, a serviço: morro do Palácio (Ingá - Niterói), divulgação da CVX em retiros e grupos e acompanhamento de grupos em retiros quaresmais.
  • ›Pontos altos: retiro na vida de 1 mês para discernimento da missão apostólica da comunidade e retiro preparatório para o compromisso dos membros da comunidade.
  • ›Oportunidades de melhoria: escuta, acompanhamento do discernimento dos membros, partilha das moções, experiência de missão.

Pré - CVX Amar e Servir
  • Nossa idade: 6 anos (28/04/2008
  • ›Membros: Bruna, Érika, Guilherme, Rodrigo Félix, Alexandre, Rodrigo Jogaib, Claudia, Dyuliano, Tiago e outros que passaram pela Pré.
  • ›Assessora: Maria de Lourdes Mendonça.
  • ›Reuniões que mais ajudaram a comunidade: partilhas, reuniões temáticas com textos do Pe. Adroaldo Palaoro, sj, reuniões de preparação para o Retiro dos Sentidos e MAGIS.
  • ›Serviço da Pré-CVX Amar e Servir: trabalho social na Aliança dos Cegos, participação na equipe de divulgação da CVX-Rio, evangelização de jovens (em discernimento).
  • ›Pontos altos: casamento de dois membros da Pré, preparação do Retiro dos Sentidos e MAGIS 2013, criação do Blog Amar e Servir, Retiro Quaresmal, participação na Assembleia Nacional CVX 2014, confraternizações dos membros.
  • Desafios: mudança de dia da reunião, saída de membros, falta de local para reuniões.
  • ›Oportunidades de melhoria: programar reuniões e atividades com antecedência, participação institucional na CVX, maior atuação em causas sociais (Aliança dos Cegos).
Um dos frutos da reunião partilhada com a  CVX N. S. de Nazaré foi o espírito de fraternidade entre as duas comunidades e o desejo de partilhar experiências, vivências e momentos de oração.


Relato – Reunião 12/05/2014

Aos doze dias do mês de maio do ano de dois e quatorze, às 19 horas, reuniram-se na casa da rua D. Mariana, 18 Botafogo, Bruna Melhoranse, Erika Gouveia, Guilherme Barreto, Rodrigo Félix, Alexandre Doelher e Cláudia Cruz, membros da Pré-CVX Amar e Servir, que receberam a visita da CVX N. S. de Nazaré para o encontro das comunidades irmãs. 

A reunião iniciou-se com a oração do Espírito Santo, logo após cada um dos presentes se apresentou, dizendo seus nomes e como conheceu a CVX. 

Em seguida Ana Cristina, da CVX N. S. de Nazaré, apresentou sua comunidade, explanando como começou há trinta e seis anos, o serviço social que fazem no Morro do Palácio, os momentos fortes e fracos, lembrou de todos que por lá passaram sempre apoiadas pelos demais membros da comunidade. 

Guilherme Barreto relatou como iniciou a Pré-CVX Amar e Servir, o serviço social na Aliança dos Cegos, o MAGIS, a preparação do Retiro dos sentidos. 

Erika Gouveia falou dos momentos fortes como o primeiro casamento da comunidade (Daniel e Clarissa) e os momentos fracos quando nossa reunião passou a ser quinzenal. 

Ao final, cada um dos presentes resumiu a experiência da reunião com a CVX irmã em uma palavra. As palavras citadas foram: perseverança, aprendizagem, diversidade, partilha, alegria, testemunho, fraternidade, gratidão e esperança.

Como ninguém mais se manifestou para fazer uso da palavra, a reunião foi encerrada às 21 h com a oração de Santo Inácio (cantada).


Relato – Reunião 05/05/2014

Na reunião do dia 05/05/2014, realizamos a reunião orientada, a partir do roteiro enviado pelo Regional Rio da CVX, em preparação à reunião de partilha com uma CVX irmã e também em preparação à Tarde de Formação realizada pelo Regional.

Reflexão do texto bíblico: 

Evangelho segundo João 14, 6-9 --> Na ideia central do texto, percebemos o desejo humano de palpar, de vê-lo fisicamente! O desejo humano de conhecer Deus e o desconhecimento humano de que Jesus é o caminho!

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" --> "sou" : presente --> não foi ou será, ele é...Ele te espera pois é para sempre!

"ninguém vem ao Pai, senão por mim" --> Jesus é o canal, o caminho no sentido de ser meio e no sentido de caminhar junto, "estar com"

"Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai" --> Ele se faz conhecer...mas eu quero conhecê-lo?

"e já desde agora o conheceis, e o tendes visto" --> Jesus está no meio das pessoas, percorre as comunidades e revela o amor do Pai.

"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai"

"Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco" --> o tempo que cada um precisa para enxergar, para ver o Pai...há um tempo pessoal, individual..mesmo na nossa pré, em que caminhamos juntos em comunidade, percebemos que a cada um, Ele toca no Seu tempo!

"e não me tendes conhecido, Filipe?" --> Ele não nos cobra mas nos questiona amorosamente...Jesus provoca (provocação = promove vocação)
"Quem me vê a mim vê o Pai."


Dinâmica:
1) Há quanto tempo esta comunidade/pré se reúne?
Tempo da nossa Pré: Seis anos (28/04/2008)

2) Relembrar a formação da Comunidade:
Nossa pré se iniciou com 3 membros após as Etapitas dirigidas pelo Pe. Fernandes, sj em 2007. As Etapitas terminaram, mas o desejo de dar continuidade permaneceu e, com ele, os pequenos passos para alcançarmos essa continuidade através de oração e partilha em comunidade. Já participaram dessa pré 30 membros/visitantes nesses 6 anos que estão listados abaixo. No momento, somos 9 participantes, também citados a seguir. Nossas assessoras, desde a formação da Pré, têm sido as queridas Maria de Lourdes e Ana Sérgio.

3) Momentos fortes da caminhada:
- 1° casamento entre dois membros da comunidade – Daniel e Clarice
- Nascimento da Clarinha
- Dinâmica em que dividimos para orarmos os dons do Espirito Santo
- Partilha de vida do Alexandre sobre doença/ falecimento de familiar
- Reunião de preparação para o Magis (não uma, mas várias, nos mais diversos locais: Benjamim Constant, Capelania da Urca, Santo Inácio, Casa Magis, Casa da Ana Sérgio)
- Participação de todos os membros em uma missa na Capelania da Urca
- Comemoração do aniversário da Ana Sergio e da Lourdes na casa da Ana Cristina
- Reuniões na casa da Ana Sérgio
- Confraternizações no Bar do Adão
- Confraternização em Nova Friburgo
- Reunião na casa da Bruna e Erika em Copacabana e o Michel tocando violão
- Vivência intensa da Quaresma 2014, em especial o Segundo Domingo
- Ornamentação da mesa pela Cláudia na reunião de Quaresma
- Depoimento de vida em comunidade durante a coordenação do Magis, incentivando os participantes do Magis a formar CVX em Manaus
- Criação do Blog Amar e Servir (www.blogamareservir.blogspot.com.br)
- Presença na Assembleia Nacional da CVX em 2014, tendo como um dos frutos concretos a formação da Equipe de Divulgação da CVX, com membros da Pré Amar e Servir.

4) Momentos difíceis
- Quando mudamos o dia da reunião de 2° para 4°feira e espaçamos os encontros de semanais para quinzenais, percebemos uma desintegração da comunidade;
- Quando um membro se vai...
- Quando um membro se afasta, mesmo que temporariamente, por questões de trabalho ou estudo ou tese;
- Quando ficamos sem local para as reuniões e nos reunimos em locais atípicos como na praça de alimentação do shopping.

5) Tipos de reunião animaram e/ou contribuíram para o crescimento do grupo:
- Reuniões de elaboração do Magis;
- Preparação/ montagem do Retiro dos Sentidos;
- Reuniões de partilha de vida;
- Partilhas guiadas/inspiradas pelo texto do Pe. Adroaldo, sj;
- Eventualmente rezamos outros textos ou fazemos alguma partilha sobre algum tema atual ou apelo pessoal de algum membro;
- Na Quaresma, a oração individual e a partilha em comunidade do Retiro Quaresmal de Itaici.

6) Em que momentos temos a certeza de que a nossa pré refletiu o pai para o outro?
- O trabalho social ajuda a Aliança dos Cegos onde periodicamente fazemos o café da manhã ou almoço (páscoa e natal) procurando ouvir e conversar com os deficientes visuais.
- A participação no Magis em si, em 2013, em que acolhemos jovens da Bolívia, Equador, Belém e Manaus.

7) Em que precisamos melhorar nossas reuniões?
- Programar reuniões de formação --> exemplo prático: convidar um padre ou membro de outra comunidade mais experiente para falar sobre determinado tema;
- Assumir a missão comum da CVX mundial --> proposta concreta: separar um mês de reunião para rezarmos e nos integrarmos com a CVX mundial;
- Se fazer presente nas reuniões da CVX regional;
- Se programar/se organizar para comparecer à Aliança dos Cegos a cada dois meses.

Reunião Orientada

No dia 05/05/2014, a reunião da Pré-CVX Amar e Servir seguiu um roteiro de reunião orientada enviado pelo Regional Rio da CVX.
A proposta da reunião orientada é pensarmos um pouco sobre a dinâmica de cada comunidade: como nos reunimos, como nos dispomos à partilha, como é a nossa reunião e que tipos de reunião nos animam mais e nos fazem crescer como amigos no Senhor?
As reflexões feitas na reunião orientada serão partilhados em um reunião com uma CVX irmã, definida em sorteio pelo Regional Rio, cujos frutos serão partilhados na Tarde de Formação promovida pela Regional.

 Roteiro da Oração Orientada:

1) Oração Inicial
A mais dura das guerras é a guerra contra si mesmo. E preciso chegar até desarmar-se. Tenho lutado nesta guerra durante anos. Foi terrível. Mas hoje estou desarmado. Não tenho mais medo de nada, porque o amor lança fora o temor.
Estou desarmado da vontade de ter razão, de justificar-me, desqualificando os outros.
Não estou mais em guarda, à defensiva, ciumentamente crispado sobre minhas riquezas.
Acolho e partilho.
Não estou apegado, particularmente às minhas ideias, aos meus projetos. Se alguém me apresenta outras melhores, aliás, não só melhores, mas simplesmente boas, aceito-as sem mágoa.
Renunciei ao comparativo. Aquilo que é bom, verdadeiro, real, é sempre o melhor para mim.
Por isso, eu não tenho mais medo. Quando não se tem nada, não se tem mais medo.
Se estamos desarmados, despojados, abertos ao Deus-Homem, que faz novas todas as coisas, Ele paga o passado ruim, e nos traz um tempo novo onde tudo é possível.
Patriarca Atenágoras

2) Texto iluminador
A reunião é o momento em que a CVX se constitui como tal. É a ocasião em que a Comunidade vive momentos intensos e decisivos para a caminhada: é um grupo de escuta, de amizade, de partilha de oração e vida, de discernimento, etc. Mas tudo isso se articula de forma a conseguir o objetivo principal: servir de instrumento para a integração do evangelho na vida ou, dito de outro modo, levar adiante o processo dos Exercícios Espirituais, pessoal e grupalmente.
Nas CVX, não existe um tipo único de reunião; antes, deve-se levar em conta qual é a verdadeira finalidade delas, para escolher, em cada momento, o mais indicado, sem deixar-se levar pela facilidade ou a improvisação. Em cada momento ou etapa do processo de crescimento de uma CVX, será preciso estudar qual é a proporção devida de um tipo ou do outro.
         (Fonte: Comunidades de Vida Cristã – CVX – Espiritualidade Inaciana para Leigos. Ceferino Garcia, SJ, Edições Loyola)

3) Texto Bíblico: João 14, 6-9
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai.

4) Dinâmica
a) Ler e refletir (individualmente e por alguns instantes) sobre os dois textos
b) Pontos para uma conversa inicial:
- Há quanto tempo esta comunidade/pré se reúne?
- Relembrar a formação da comunidade: membros que já participaram, assessores que já ajudaram o grupo, momentos fortes e difíceis da caminhada. Tentar perceber tipos de reunião que animaram/contribuíram para o crescimento do grupo (reuniões de partilha, de revisão de vida, de elaboração de um projeto comum, celebrações, etc..) -  Se possível anotar.
c) Partilha
Após esse “passeio” pela história da comunidade/pré, partilhar (à luz dos dois textos propostos), perguntar-se
- Quem vê esta comunidade/pré, vê o Pai?
- Em que momentos/situações temos a certeza de que nossa comunidade/pré reflete o Pai para o outro?
- Em que precisamos melhorar em nossas reuniões, de modo que nossa comunidade/pré seja verdadeiro “instrumento para a integração do evangelho na vida”?

5) Oração Final
Autobiografia em cinco capítulos

Cap. 1. Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio... Estou perdido... Sem esperança.. Não é culpa minha. Leva uma eternidade para encontrar a saída.

Cap. 2. Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Mas finjo não vê-lo. Caio nele de novo. Não posso acreditar que estou no mesmo lugar. Mas não é culpa minha. Ainda assim leva um tempão para sair.

Cap. 3. Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Vejo que ele ali está. Ainda assim caio... É um hábito. Meus olhos se abrem. Sei onde estou. É minha culpa. Saio imediatamente.

Cap. 4. Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Dou a volta.

Cap. 5. Ando por outra rua.


                     Texto extraído de O Livro Tibetano do Viver e do Morrer, de Sogyal Rinpoche (Ed. Talento/Palas Athena)

Relato – Reunião 28/04/2014

Na reunião do dia 28/04/2014 concluímos a partilha dos momentos de oração do Retiro Quaresmal 2014 (Exercícios Espirituais na vida cotidiana). Os membros foram convidados a partilhar os textos mais marcantes e as experiências que irão perdurar além do Tempo Quaresmal.

Foram colocados e partilhados os seguintes pontos:

- Parábola dos trabalhadores da vinha: o “estar na praça desocupado” trouxe a reflexão de que muitas vezes não colocamos nossos dons à disposição do Senhor, do trabalho em sua vinha. A praça é um local de muitas vozes, de muitos chamados. Estar na praça é estar em busca, mas o cristão deve estar atento ao chamado daquele que tem palavras de vida eterna.

- Ainda sobre a Parábola dos trabalhadores da vinha: o último trabalhador a ser chamado, às 5 h da tarde, é alguém que estava disposto e permaneceu até o fim do dia, confiante que alguém lhe ofereceria trabalho. Muitas vezes relutamos em esperar um pouco mais, vivemos em um mundo de rapidez, produtividade, tudo é descartável e efêmero e a pessoa é avaliada pelo que consegue produzir. A lógica de Jesus é diferente, pois valoriza a pessoa por aquilo que ela é.

- Uma das grandes reflexões do Tempo da Quaresma 2014 foi a necessidade de deixar-se conduzir e amar pelo Espírito Santo, sem querer controlar todas as coisas, mesmo porque nem tudo está sob o nosso controle.

- Os momentos de fraqueza do apóstolo Pedro são ensinamentos para nós, pois estamos sujeitos às mesmas quedas. Negamos a Jesus muitas vezes com a nossa falta de testemunho e falta de coragem em assumir a opção pelos valores do Evangelho.

- Jesus, em sua condição humana, sofreu muitas dores e provações. Como homem, pediu ao Pai do céu que afastasse dele o cálice de sua paixão, pois temeu as dores que sofreria, mas ainda assim aceitou a vontade do Pai.

- O olhar efetivo para os irmãos realmente necessitados é um dos nossos maiores desafios. Muitas vezes, em nossas igrejas, em bairros de classe média e alta, entram irmãos pobres, sujos, abandonados e dificilmente alguém se dispõe a lavar-lhes os pés.

- A presença de Jesus ressuscitado é sempre marcante, pois sua presença e sua luz transformam a vida daqueles que o encontram.

- Em nossa oração deve ser constante o pedido para que seja ressurreição todos os dias e que a cada dia a vivência da experiência da ressurreição nos conduza a atitudes de ressuscitados, de vida nova!

                             

Oração pelos Noviços Jesuítas

Os noviços jesuítas do Brasil estão se preparando para os Exercícios Espirituais de 30 dia e pedem nossas orações.

Rezemos por eles!


Relatos de reunião

No dia 14 de baril não tivemos reunião porque o filme Noé, que estreou no cinema na mesma semana, ultrapassou as telonas e trouxe as águas do dilúvio para a cidade do Rio de Janeiro! Mas ainda assim, a semana foi santa!

No dia 21 de abril, feriado nacional do Dia de Tiradentes, também não nos reunimos fisicamente, mas todos permanecem unidos na oração.

Relato – Reunião 07/04/2014

Na reunião do dia 07/04/2014 partilhamos os momentos de oração da 4ª e 5ª Semanas do Retiro Quaresmal 2014 (Exercícios Espirituais na vida cotidiana) e as atividades semanais.

- Alguns membros da Pré Amar e Servir participaram de reunião com o Regional Rio da CVX para definir as estratégias de divulgação da CVX;
- Dois membros da Pré Amar e Servir que são docentes participaram da VII Jornada de Docentes Católicos de Ensino Superior do Grande Rio, no Salão da Pastoral da PUC - Rio. O tema da jornada foi "A alegria de anunciar o Evangelho".

O roteiro do Retiro Quaresmal orienta que devemos registrar em cada momento de oração os elementos que ajudaram, as dificuldades, os pontos mais tocantes, os sentimentos predominantes, os apelos à conversão e as resistências.

Como as nossas experiências de oração estão intimamente relacionados com os diversos acontecimentos da nossa vida diária, foram colocados e partilhados os seguintes pontos:

- O que atrapalha a nossa fé? Autossuficiência, orgulho, soberba, não dar a Deus o lugar que é dele em nossa vida;

- Muitas vezes somos “cabeça dura”, pois não aceitamos o curso das coisas, em decorrência da teimosia e da falta de serenidade.

- Contradições: a lama cega o olho sadio e cura o olho doente. Saber usar bem as coisas é um dom que deve ser constantemente pedido a Deus;


- Uma das maneiras mais eficazes de se abrir à ação de Deus, é por meio da abertura e partilha com os irmãos;

- O enfermo na piscina de Siloé: olhar atento de Jesus ao paralítico solitário e incapaz de buscar a sua própria cura. O enfermo queria ser curado e Jesus foi a mão amiga;

- Jesus foi prudente quando tinha quer, quando o perigo se aproximava, mas também foi corajoso no momento exato, pois quem vive pela fé crê que as coisas acontecem no momento em que têm que acontecer;

- Na ressurreição de Lázaro, quando Jesus disse “Vem para fora”, chamou a todos de Betânia para irem para fora, saírem do lugar onde morrera a vida e a esperança e respirar vida nova;

- Muitas vezes temos o coração inquieto e ansioso por não compreender coisas nas Escrituras e na vida cotidiana; tais coisas são mistérios e sua beleza está exatamente em ser mistério.



Próximos passos...
Para onde iremos? O que vamos fazer?

- Retiro em preparação para a Páscoa
Tema: "Ressuscitou de tanto viver”
Onde: Centro Loyola
Quando: 12 e 13 de abril de 2014.
- Programa de Formação Amar e Servir – 15 a 30 de julho de 2014 – Belo Horizonte – MG
- Partilha de livros entre os membros da Pré Amar e Servir: fazer um levantamento dos livros de formação, oração e espiritualidade que cada membro possui para partilhar com os outros membros da Pré.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Angelus - Rainha do Céu

Em lugar do Angelus, no Tempo Pascal reza-se esta oração:

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
Porque aquele que merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

- Ressuscitou como disse. Aleluia.
Rogai a Deus por nós. Aleluia.

- Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia.
Pois o Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.


Em latim:
Regina caeli, laetare,
alleluia,
Quia quem meruisti portare,
alleluia,
Resurrexit, sicut dixit,
alleluia.
Ora pro nobis Deum,
alleluia.
Gaude et laetare, Virgo Maria, Alleluia.
Quia surrexit Dóminus vere, alleluia.

Oremus: Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Jesu Christi, mundum laetificare dignatus es, praesta, quaesumus, ut per eius Genitricem Virginem Mariam, perpetuae capiamus gaudia vitae. Per eundem Christum Dominum nostrum. Amen.