segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Árvores: Raízes da Vida I

Amendoeira: Árvore da admiração

A amendoeira é a primeira das arvores a florescer. É, por excelência, um sinal da primavera e do renascimento.

Javé me dirigiu a palavra: “O que você está vendo, Jeremias?” Respondi: “Estou vendo um ramo de amendoeira”. Javé continuou: “Você viu bem, Jeremias, porque eu estou vigiando para cumprir a minha palavra”. (Jr. 1,11-12)


Ao mesmo tempo Bartolomeu chamou a atenção para as raízes éticas e espirituais dos problemas ambientais, que nos convidam a encontrar soluções não só na técnica, mas também numa mudança do ser humano; caso contrário, estaríamos a enfrentar apenas os sintomas. Propôs-nos passar do consumo ao sacrifício, da avidez à generosidade, do desperdício à capacidade de partilha, numa ascese que «significa aprender a dar, e não simplesmente renunciar. É um modo de amar, de passar pouco a pouco do que eu quero àquilo de que o mundo de Deus precisa. É libertação do medo, da avidez, da dependência». Além disso nós, cristãos, somos chamados a «aceitar o mundo como sacramento de comunhão, como forma de partilhar com Deus e com o próximo numa escala global. É nossa humilde convicção que o divino e o humano se encontram no menor detalhe da túnica inconsútil da criação de Deus, mesmo no último grão de poeira do nosso planeta». (Encíclica Laudato si, n. 9)


Macieira: Árvore do conhecimento
 
Antiga árvore que dá bons frutos para aqueles que dela cuidam com atenção e amor.

Sob a macieira eu te despertei, lá onde sua mãe te concebeu, concebeu e deu à luz. (Ct 8,5)



Não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada. Isto permite responder a uma acusação lançada contra o pensamento judaico-cristão: foi dito que a narração do Génesis, que convida a «dominar» a terra (cf. Gn 1, 28), favoreceria a exploração selvagem da natureza, apresentando uma imagem do ser humano como dominador e devastador. Mas esta não é uma interpretação correta da Bíblia, como a entende a Igreja. Se é verdade que nós, cristãos, algumas vezes interpretamos de forma incorreta as Escrituras, hoje devemos decididamente rejeitar que, do fato de ser criados à imagem de Deus e do mandato de dominar a terra, se deduza um domínio absoluto sobre as outras criaturas. (Encíclica Laudato si, n. 67)


Nenhum comentário:

Postar um comentário