segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Reunião 25/08/2014: Formação CVX

A reunião do dia 25/08/2014 foi destinada à formação. E o tema da formação foi O Preâmbulo dos Princípios Gerais da Comunidade de Vida Cristã na esteira do primeiro capítulo da Exortação Apostólica Alegria do Evangelho - Sobre o anuncio do Evangelho no mundo atual, conduzida Pelo Thiago Santos.


1 - O Preâmbulo dos Princípios Gerais da Comunidade de Vida Cristã possui três partes:
1.1 - Deus ama e nos salva 
1.2 - Guiados pelo Espírito 
1.3 - Uma graça histórica

2 - Esses três pontos sinalizam ou derivam de três grandes mistérios que são fundantes da fé tal como nós a professamos, experimentamos e vivemos.
2.1 - Encarnação e o religioso 
2.2 - Abertura e liberdade 
2.3 - A encarnação se dá na história - o religioso vira a religião. 

3 - Os textos: 
Deus nos ama e nos salva: As Três Pessoas Divinas, contemplando a toda a humanidade em tantas divisões pecaminosas, decidem dar-se completamente a todos os homens e mulheres e libertá-los de todas as suas cadeias. Por amor, a Palavra se encarnou e nasceu de Maria, a Virgem Pobre de Nazaré. Inserido entre os pobres e partilhando com eles sua condição, Jesus convida a todos nós a dar-nos continuamente a Deus e a trazer a unidade ao interior da nossa família humana. Este dom de Deus a nós e nossa resposta continuam até hoje, através da ação do Espírito Santo, em todas as nossas circunstâncias particulares. Assim nos, membros da Comunidade de Vida Cristã, compusemos estes Princípios Gerais para ajudar-nos a fazer nossas as opções de Jesus Cristo e tomar parte, através d’Ele, com Ele e n’Ele, desta iniciativa amorosa que expressa a promessa da fidelidade de Deus para sempre.

4. A missão que se encarna nas limitações humanas:
"E, citando Santo Agostinho, observava que os preceitos adicionados posteriormente pela Igreja se devem exigir com moderação, «para não tornar pesada a vida aos fiéis» nem transformar a nossa religião numa escravidão, quando «a misericórdia de Deus quis que fosse livre»"

Citação do Catecismo da Igreja Católia: «A imputabilidade e responsabilidade dum ato podem ser diminuídas, e até anuladas, pela ignorância, a inadvertência, a violência, o medo, os hábitos, as afeições desordenadas e outros fatores psíquicos ou sociais.»

"Portanto, sem diminuir o valor do ideal evangélico, é preciso acompanhar, com misericórdia e paciência, as possíveis etapas de crescimento das pessoas, que se vão construindo dia após dia."

"Um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas, pode ser mais agradável a Deus do que a vida externamente correta de quem transcorre os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades. A todos deve chegar a consolação e o estímulo do amor salvífico de Deus, que opera misteriosamente em cada pessoa, para além dos seus defeitos e das suas quedas."

Guiados Pelo Espírito: Porque nossa Comunidade é um caminho de vida cristã, estes princípios devem ser interpretados não tanto segundo a letra deste texto, mas antes pelo Espírito do Evangelho e a lei interior do amor. Esta lei, que o Espírito inscreve em nossos corações, expressa-se a si de maneira nova em cada situação da vida diária. Respeita a unicidade de cada vocação pessoal e possibilita-nos sermos abertos e livres, sempre à disposição de Deus. Desafia-nos a tomar consciência de nossas graves responsabilidades, a buscar constantemente as respostas às necessidades de nossos tempos e a trabalhar em união com todo o Povo de Deus e todas as pessoas de boa vontade para o progresso e a paz, a justiça e a caridade, a liberdade e a dignidade de todos os povos.

1 - Uma igreja "em saída":

"Dinamismo de 'saída'"
"Sentem-na, cheios de admiração, os primeiros que se convertem no Pentecostes, ao ouvir «cada um na sua própria língua» (At 2,6) a pregação dos Apóstolos. Esta alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está a frutificar. Mas contém sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, sempre mais além. O Senhor diz: «Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, a fim de pregar aí, pois foi para isso que Eu vim» (Mc 1,38). Ele, depois de lançar a semente num lugar, não se demora lá a explicar melhor ou a cumprir novos sinais, mas o Espírito leva-o a partir para outras aldeias."

"Intimidade Itinerante"
"O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo, não tem reações de lamentação ou de alarmismo. Encontra o modo para fazer com que a Palavra se encarne numa situação concreta e dê frutos de vida nova, apesar de serem aparentemente imperfeitos ou defeituosos. O discípulo sabe oferecer a vida inteira e entregá-la até ao martírio como testemunho de Jesus Cristo, mas o seu sonho não é estar cheio de inimigos, mas antes que a Palavra seja acolhida e manifeste a sua força libertadora e renovadora."

Uma graça histórica: A Comunidade de Vida Cristã é uma associação mundial pública cujo centro executivo se encontra atualmente em Roma. É a continuação das Congregações Marianas, iniciadas por Jean Leunis, SJ, e por primeira vez oficialmente aprovadas pela bula do Papa Gregório XIII Omnipotentis Dei, de 05 de dezembro de 1584. Recuando além das CCMM, vemos a nossa origem naqueles grupos de leigos que se desenvolveram depois de 1540 em diferentes partes do mundo através da iniciativa de Santo Inácio de Loyola e de seus companheiros. Vivemos este modo de vida Cristã em alegre comunhão com todos aqueles que nos precederam, agradecidos por seus esforços e conquistas apostólicas. No amor e na oração, associamo-nos a todos esses inúmeros homens e mulheres da nossa tradição espiritual, que nos foram propostos pela Igreja como amigos e válidos intercessores que nos ajudam a levar a cabo a nossa missão.

2 - Pastoral em Conversão:
"As outras instituições eclesiais, comunidades de base e pequenas comunidades, movimentos e outras formas de associação são uma riqueza da Igreja que o Espírito suscita para evangelizar todos os ambientes e setores. Freqüentemente trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja. Mas é muito salutar que não percam o contacto com esta realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular29. Esta integração evitará que fiquem só com uma parte do Evangelho e da Igreja, ou que se transformem em nômades sem raízes."

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