terça-feira, 12 de agosto de 2014

Peregrinação Inaciana

Uma irmã da nossa pré-CVX participou da X Peregrinação Inaciana de Campinas a Itaici nos dias 02 e 03 de agosto de 2014.

A atividade proporciona uma experiência de peregrinação à luz da tradição cristã com elementos da espiritualidade inaciana. A caminhada acontece de Campinas a Itaici, com paradas para reflexões e descanso. Acolhimento dos peregrinos na Vila Kostka/Itaici com jantar e noite cultural. Pernoite no local e manhã com momentos de oração pessoal e convivência. Encerramento com celebração eucarística e almoço.

O ato de peregrinar, como ação motivada por valores religiosos, é patrimônio cultural de diversos povos antigos. Já nos primeiros séculos da história do cristianismo há relatos da existência de uma espiritualidade peregrina, onde o cristão é “estrangeiro” neste mundo e tem como constante apenas o perpétuo deslocamento.

O cristão parte, como Abraão, para um lugar diferente daquele do qual se encontra. E tem como companheiro de caminhada não menos que o próprio Deus, encarnado na pessoa de Jesus – o peregrino por excelência. 

Caminhar ao lado do Cristo é aprender Dele, é compartilhar seu estilo de vida itinerante. Ansioso por seguir e imitar Jesus, Inácio de Loyola, que se autodenomina “o peregrino” num de seus escritos, tem a gênese de sua experiência de Deus marcada por um constante experimentar o caminhar, sempre em busca da vontade divina.

Texto: Anchietanum

Partilhamos algumas fotos da experiência da X Peregrinação Inaciana, uma verdadeira experiência humana e espiritual, que esse ano propôs uma reflexão sobre os passos e a vida peregrina e missionária de São José de Anchieta, desbravando a pé as terras do então Brasil Colônia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário