terça-feira, 15 de abril de 2014

Ressuscitou de tanto viver - Parte II

Disponibilizamos a seguir as orientações e os textos dos momentos de oração do Retiro em preparação para a Páscoa com o tema "Ressuscitou de tanto viver", realizado no Centro Loyola nos dias 12 e 13 de abril de 2014. 
Sugestão: Fazer um ou dois momentos de oração por dia.
Para todos os momentos:
Oração Preparatória:
“Senhor, dai-nos vida e vida em abundância. Dai-nos experimentar que somos vida e, portanto, já ressuscitados!”

Avaliação da Oração:
- Qual o sentimento central (consolação, desolação, paz, dificuldade, agitação...)?
- O que mais me chamou a atenção?
- Houve alguma dificuldade na oração? Qual?
- Houve algum apelo de Deus para mim?

6º Momento de Oração: O silêncio do sábado

Graça a pedir: Perceber que Jesus já passou por todos os nossos sofrimentos.

Texto Iluminador:
E um grande silêncio fez-se
Dentro do seu coração
Um silêncio de martírios
Um silêncio de prisão.
Um silêncio povoado
De pedidos de perdão
Um silêncio apavorado
Com o medo em solidão.

Um silêncio de torturas
E gritos de maldição
Um silêncio de fraturas
A se arrastarem no chão.
E o operário ouviu a voz
De todos os seus irmãos
Os seus irmãos que morreram
Por outros que viverão.
Uma esperança sincera
Cresceu no seu coração
E dentro da tarde mansa
Agigantou-se a razão
De um homem pobre e esquecido
Razão porém que fizera
Em operário construído
O operário em construção.
(O Operário em construção - Vinicius de Moraes)

OU Texto Bíblico: Efésios 3, 14-21

Questionamento: Permito que o meu Senhor me abrace e me acalente nos meus momentos de dor?

7º Momento de Oração: Ressurreição

Graça a pedir: Que Deus me ponha a trabalhar pelo Reino, sabendo que Ele faz nascer o sol sobre os bons e os maus.

Texto Iluminador:
Há no mundo um "excesso" de sofrimento inocente e irracional.  Nós que vivemos satisfeitos na sociedade da abundância podemos alimentar algumas ilusões efêmeras, mas será que existe algo que possa oferecer ao ser humano um fundamento definitivo para a esperança? Se tudo acaba na morte, quem nos pode consolar? Nós, seguidores de Jesus, nos atrevemos a esperar a resposta definitiva de Deus lá onde Jesus a encontrou: para além da morte.
A ressurreição de Jesus é para nós a razão última e a força diária de nossa esperança: o que nos alenta para trabalhar por um mundo mais humano, segundo o coração de Deus, e o  que nos faz esperar confiantes sua salvação.  Em Jesus ressuscitado descobrimos a intenção profunda de Deus confirmada para sempre: uma vida plenamente feliz para toda a criação, uma vida libertada para sempre do mal. A vida vivida a partir de sua Fonte.
Onde posso eu encontrar um fundamento mais sólido para viver e morrer com esperança? Ninguém pode despertar e sustentar em mim uma alegria mais radical: agora sei que um dia verei com meus próprios olhos, gozando por fim de uma verdadeira vida, tantas pessoas crucificadas que hoje vejo sofrerem neste mundo sem conhecer a felicidade nem a paz. Só ressurreição espera sua vida crucificada.  Deus mesmo "enxugará as lágrimas de seus olhos. Já não haverá morte, nem haverá aflição, nem pranto, nem dor”. E não só. Sustentado por Jesus, atrevo-me a esperar minha própria ressurreição. Nele ouço as palavras mais grandiosas que Deus pode dirigir ao meu coração: “A quem tiver sede, dar-lhe-ei de beber gratuitamente da fonte da água da vida”. Assim gratuitamente, sem merecê-lo, Deus saciará a sede de vida que existe dentro de nós.
(José Antonio Pagola, Jesus: Aproximação histórica)

Questionamento: Como fazê-lo?

***Após a conclusão do Retiro, fazer um propósito que seja Pequeno, Possível e Progressivo***



Nenhum comentário:

Postar um comentário