quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Santos possíveis

Felizes e bem-aventurados!

Enquanto vivemos em uma sociedade que prega que ser feliz é ter saúde, conforto, bens materiais, o Evangelho nos desafia dizendo que felizes são os:
1)      Pobres no espírito
2)      Mansos
3)      Aflitos
4)      Famintos e sedentos de justiça
5)      Misericordiosos
6)      Puros de coração
7)      Promotores da paz
8)      Perseguidos por causa da justiça
9)      Injuriados e perseguidos por causa de Jesus
Onde os cristãos de hoje acreditam que está a felicidade, ou como algumas outras traduções da Bíblia, a bem-aventurança? Nas referências do Evangelho ou na concepção da sociedade contemporânea?


Na reunião do dia 04/10/2013 da Pré-CVX Amar e Servir, a nossa oração foi com o texto SANTIDADE: capacidade ilimitada de paixão, do Pe. Adroaldo Palaoro, SJ, o qual foi iluminado pelo Evangelho do 31º Domingo do Tempo Comum, que cedeu espaço à celebração da Festa de Todos os Santos: Mateus 5,1-12
Mas quem são esses “todos os santos”?
As partilhas durante a reunião, ricas em diversidade de opiniões e inspirações, giraram em torno das características dos “santos”.

O discurso das bem-aventuranças, proferido por Jesus e narrado por Mateus, é tido por estudiosos e teólogos como a via da santidade, o caminho para encontrar vida plena naquele que nos chamou à vida.
Embora a Igreja celebre as Festa de Todos os Santos com ênfase nos santos canonizados [pessoas que por suas vidas de amor ao Deus e aos irmãos e por uma extraordinária capacidade de viver os valores evangélicos são declaradas santas pela Igreja], “todos os santos” são aqueles que abraçam/abraçaram a proposta da cruz.

Os canonizados são modelos de vida cristã! Foram pessoas que viveram desafios, tentações, tinham defeitos e pecados, mas souberam viver plenamente as bem-aventuranças.
Outro ponto interessante da discussão foi a ideia de que ser santo não é ser perfeito, não é não ter defeitos, do ponto de vista humano, mas pautar a vida pelo amor, mesmo tendo limitações humanas.
Então a Festa de Todos os Santos é a também a celebração de todos aqueles que vivem os valores do Evangelho, vivem as bem-aventuranças.

Outro ponto interessante do discurso das bem-aventuranças é que as recompensas de duas bem-aventuranças são apresentadas no tempo presente:
Mt 5,3: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” 
Mt 5,10: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.”
Se dos pobres em espírito e dos perseguidos por causa da justiça é o Reino dos Céus, essas pessoas já são santas, ainda que não canonizadas! Então a Festa de Todos os Santos é também a festa dos pobres em espírito e dos perseguidos por causa da justiça! Santos possíveis, dos quais encontramos tantos todos os dias!
As outras bem-aventuranças têm sua recompensa no tempo futuro: herdarão a terra, serão consolados, serão saciados, alcançarão misericórdia, verão a Deus, serão chamados Filhos de Deus, terão grande recompensa nos céus! Viver segundo os valores das bem-aventuranças nos coloca a caminho da santidade e nos faz santos possíveis!

A Bíblia de Jerusalém acrescenta em nota de rodapé que por meio desse discurso, “Jesus lembra que os pobres também participam das suas bênçãos: as três primeiras bem-aventuranças (Mt 5,3-5) declaram que pessoas comumente tidas como infelizes e amaldiçoadas são felizes, pois estão aptas para receber a bênção do Reino. As bem-aventuranças seguintes se referem mais diretamente à atitude moral do homem”.

Fascinante e desafiador é o Evangelho pregado por Jesus! Como enfatiza o texto do Pe. Adroaldo Palaoro, SJ: "A santidade implica uma pitada de santa loucura capaz de romper com o que é considerado “normal” ou aceito pela sociedade excludente e desumanizadora na qual vivemos. O santo(a) é, na essência, uma presença transgressora, subversiva e inesperada... Que denuncia e interpela as barreiras e fronteiras impostas pela sociedade."




*** Atualização*** 
Palavras do Papa Francisco publicadas  no Twitter (@Pontifex_pt) em 07/11/2013:
"Os santos são pessoas que se deixam possuir totalmente por Deus. Não têm medo de ser ridicularizados, incompreendidos ou marginalizados."
Totalmente em sintonia com as discussões da última reunião e com as palavras dessa postagem! Viva a comunhão dos santos!
Responsável pelo texto: Cláudia Cruz

3 comentários:

  1. Acrescento o comentário da Lourdes, enviado por email:
    "Como jovens dizemos: Mandou bem! Parabéns! Muito bem colocado!
    E como diz a Bruna: "Sede santo como o Pai é santo! Eita desafio!!!!!"
    Vivemos desafios diários, porque viver já é um desafio. Então, vamos viver o presente olhando e mirando a Jesus, aprendendo Dele o seu modo de ser e agir, no nosso cotidiano. Vivendo um dia de cada vez, como nos Alcoólicos Anônimos é sempre dito: só por hoje!"

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Legal, Erica! Estreia nos comentários. Daqui a pouco vira blogueira!

      Excluir