terça-feira, 31 de março de 2015

Páscoa no Centro Loyola

No dia 09/04/2015,  será realizada mais uma edição do projeto Saberes e Sabores. Dessa vez, o encontro traz um convite à vivência da Ceia Pascal, com o Frei Isidoro Mazzarolo, que irá apresentar a simbologia da Páscoa, do judaísmo ao cristianismo. 
A Páscoa cristã assume um grande conjunto de significados da Páscoa judaica, mas insere elementos de superação e atualização, nos quais se estabelece uma relação entre a antiga e a nova aliança. 
Após a palestra, os participantes irão degustar alguns dos alimentos mais representativos dessas celebrações sagradas. 
O encontro será na sede do Centro Loyola, na Estrada da Gávea, 1 Rio de Janeiro - RJ.

Maiores informações e inscrições:  AQUI


sexta-feira, 27 de março de 2015

Tempo Quaresmal

“Amados irmãos e irmãs, nesta Quaresma desejo rezar convosco a Cristo: 
«Fazei o nosso coração semelhante ao vosso». 
Teremos assim um coração forte e misericordioso, vigilante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo nem cai na vertigem da globalização da indiferença”. 

— Papa Francisco (Mensagem Quaresma 2015)

Relato de Reunião

Na reunião do dia 16/03/2015 fizemos a partilha das vivências individuais da Terceira Semana do Retiro Quaresmal 2015.
Foi destacada a proposta de oração do sábado da Terceira Semana, que sugeriu meditar sobre as opções fundamentais de Jesus, confrontando-as com as nossas opções:

1. Jesus opta pela VIDA e é contra tudo que traz morte para o ser humano.

2. Jesus opta pela MISERICÓRDIA e é contra todo legalismo.

3. Jesus opta pela JUSTIÇA e é contra toda opressão.

4. Jesus opta pelo PODER-SERVIÇO e é contra todo poder dominador e opressor.

5. Jesus opta preferencialmente pelos POBRES e é contra o acúmulo de riquezas não partilhadas.

E você? Quais têm sido as suas opções?

“Os verdadeiros discípulos de Jesus são aqueles que, ao longo da vida, procuram fazer suas as opções de Jesus: trata-se de uma reviravolta que devemos dar em nossa maneira de interpretar a vida, muito diferente da que aprendemos com o mundo”.

Foto da oração final da nossa reunião!

Relatos de reunião

Na reunião do dia 02/03/2015, em decorrência de indisponibilidade da Casa Magis, a reunião foi realizada na capela do Sagrado Coração de Jesus, do Colégio Santo Inácio. Fizemos a partilha das vivências individuais da Primeira Semana do Retiro Quaresmal 2015.
Foram comuns e destacados os seguintes pontos:
- Oração, jejum e esmola é vida partilhada. A realidade atual nos insta a fazer renúncias não apenas de um alimento específico, mas também do nosso comodismo, da nossa zona de conforto para partilhar a vida com o próximo, principalmente aqueles próximos mais próximos de nós;
- Muitas vezes escolher o que partilhar, se bens materiais ou não materiais, constitui um desafio, mas uma vez que sentimos no coração o que realmente devemos partilhar, devemos ficar atentos em realmente ser generosos e renunciar o que o Senhor nos pede;
- É difícil “subir a montanha com Jesus”. Subir a montanha implica em cansaço, renúncia, enfrentar pedras, superar desafios, mas uma vez lá, “nossos olhos se abrem” para uma visão mais ampla das coisas e já não queremos descer;
- O Senhor quer que não esqueçamos de que Ele é um Deus disponível e atento às nossas necessidades e desejos sinceros: "Buscai e achareis". O Senhor nos concede a cada dia o que nos é necessário; 
- O tempo da Quaresma também nos desafia a praticar, com mais fervor e constância, obras de misericórdia, não apenas na Igreja, mas em toda situação em que sentirmos o apelo de deixar um pouco de nós;
- Neste tempo de Quaresma devemos intensificar nossas orações pelo fim das situações de ausência de amor, onde o ódio têm prevalecido e sido marcante. Tais situações têm destruído as relações entre as pessoas e ceifado vidas;
- Afastar-se da casa do Pai só tem uma consequência: o arrependimento! Mas nunca é tarde para decidir voltar e tomar o caminho rumo à casa do Pai;
- Viver a Quaresma é também deixar-se conduzir pelos desígnios de Deus e ser presença na vida das pessoas das quais nos afastamos.

******

Na reunião do dia 09/03/2015 fizemos a partilha das vivências individuais da Segunda Semana do Retiro Quaresmal 2015.
Foram comuns e destacados os seguintes pontos:
- Quaresma é tempo propício de praticar o desapego das coisas e dos dons que recebemos gratuitamente de Deus: família, moradia, empreso, estabilidade, certezas, bens materiais...
- Quaresma é tempo de cuidar do outro, mas também de cuidar de si, em termos materiais e espirituais...
- Quaresma é tempo de ser misericordioso com o outro, mas também consigo mesmo: Só consegue ser misericordioso com o outro quem experimentou e se deixou transformar pela misericórdia do Pai...
- Quaresma é tempo de reconhecer que há cruzes que não são nossas! As nossas cruzes devemos carregar com resignação, mas há outras que não nos cabem e não devemos permitir que elas tragam um peso adicional a nossas vidas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Retiro de Preparação para a Páscoa

Divulgamos o Retiro de Preparação para a Páscoa que será realizado no Centro Loyola (Rio de Janeiro).
Nos dias 28 e 29 de março, a Equipe de Leigos do Centro Loyola conduz o Retiro de Preparação para a Páscoa. 
Este é 26º ano em que o encontro acontece como um momento de reflexão e partilha que abre a Semana Santa. 
O retiro é organizado a partir da espiritualidade inaciana, em regime aberto, e começa no sábado, das 8h30m às 17h, continuando no domingo, das 8h30m às 13h. 
Qualquer pessoa pode participar. 
As inscrições podem ser feitas AQUI e o investimento é de R$ 90,00. 
Para mais informações, ligue (21) 3527-2012.

IX Jornada de Docentes Católicos

Divulgamos a realização da IX Jornada de Docentes Católicos de Ensino Superior do Grande Rio de Janeiro

Quando: Sábado, 28 de março de 2015
Horário: das 8:30h às 13:00h (com almoço às 13:00h)
Onde: Salão da Pastoral da PUC (Subsolo da igreja da PUC)

Tema: Cem vezes mais... A aventura do ensino a partir de um encontro pessoal com Cristo.(cf. Lc 8,4-15)

A Jornada terá como palestrante a Psicóloga e professora Maria Apparecia Mamede (Professora de Educação da PUC-Rio - https://jovensemrede.wordpress.com/about/)

Link para inscrições: http://goo.gl/forms/b0aLrZhmAH


terça-feira, 10 de março de 2015

Crucifixos na Catedral

Exposição de crucifixos na Catedral inclui peças raras e de diferentes culturas

O Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promovem a exposição A Nossa Cruz de Cada Dia, na Catedral Metropolitana. A mostra reúne mais de 150 peças da coleção particular do padre José Maria Fernandes, SJ, que inclui desde o fragmento de uma cruz em pedra, do século XII, vinda de Jerusalém, até um crucifixo encontrado em uma urna, dentro de uma parede, durante obras no Pateo do Collegio, em São Paulo. Acredita-se que a peça, do século XVI, possa ter sido manuseada pelo padre Anchieta, canonizado em abril do ano passado.
A exposição está dividida em 18 módulos e convida os visitantes a conhecerem crucifixos confeccionados por artistas e artesãos de diferentes partes do Brasil e do mundo. Padre Fernandes coleciona crucifixos há muitos anos. Segundo ele, esses são objetos que solicitam ser colecionados sem que a gente perceba: “Ninguém planeja fazer uma coleção, ela simplesmente nasce. Um dia a pessoa nota que já tem muitas peças. Foi assim com as cruzes. Algumas foram compradas, outras foram presentes, trocas, doações”, comenta.
Muitas peças expostas foram produzidas no Brasil e apresentam traços regionais, como as fitas coloridas de uma cruz trazida de Pernambuco, a cerâmica de Minas Gerais e as sementes da Amazônia. No giro pelos países, há espaço para origami do Japão, a prata peruana e até metais mais preciosos de países da Europa. Outros destaques são as cruzes de diferentes tipos, como a cruz ortodoxa grega, a cruz etíope e a cruz copta, e ainda peças de uma via-sacra do século XVIII. “Algumas cruzes são bem elaboradas, outras são de extrema simplicidade. O que interessa é perceber a grande diversidade criativa com que são confeccionadas”, destaca padre Fernandes. Do Rio de Janeiro, há uma cruz em papel marchê confecionada por uma criança com síndrome de down.

Curiosidades sobre a cruz
A cruz foi adotada pelo cristianismo alguns séculos após o evento pascal, pois até então era considerada um símbolo maldito. Como instrumento de tortura e condenação, a cruz era usada por muitas culturas, entre elas o Império Romano que, bem antes de Cristo, já castigava rebeldes com a crucificação.  Desde o Norte da Europa até a parte central da África, em alguns países do Oriente e em ilhas do Pacífico encontram-se indícios de crucificações antes do cristianismo. Hoje, são vários os tipos de cruzes espalhadas pelas culturas, entre elas podemos citar: Cruz de Malta, Cruz Galega, Cruz Gamada, Cruz Grega, Tau; Cruz de Jerusalém, Cruz dos Cruzados, Cruz Etíope, Cruz Ortodoxa e Cruz Missionária.




Serviço: 
Exposição A Nossa Cruz de Cada Dia
Até 25/03/2015, das 7h às 17h
Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Jneiro
Avenida Chile, Centro. 
A entrada é franca.