quarta-feira, 26 de julho de 2017

31 dias com Santo Inácio de Loyola – Dia 26

Dia 26: A oração de consideração


Jesus usava o mundo familiar à sua volta para ensinar as pessoas sobre Deus. Ele convidou as pessoas a prestar atenção nos pardais (Mt 6,26), na semente da mostarda (Mt 13,31-32) ou na figueira (Mt 24,32-35). 
Ele considerava as pessoas e as observava, tais como a mulher samaritana no poço (Jo 4, 4-29) e o cego de Jericó na estrada (Mc 10, 46-52). Jesus usava imagens e estórias baseadas em trabalhos comuns do seu tempo, como os trabalhadores da vinha (Mt 20,1-16) e a parábola dos talentos (Mt 25,14-30)

Hoje, podemos considerar o mundo a nossa volta, as pessoas em nossas vidas e o nosso trabalho, assim como Jesus fez, e ver o que Deus pode estar nos ensinando por meio dessas coisas. Pe. Joseph Tetlow, SJ, em seu manual sobre a anotação 19 dos Exercícios Espirituais, sugere que esta oração de consideração faz mais sentido para aqueles que vivem uma vida agitada e ativa no mundo. Este é um método de oração no qual elevamos a mente e o coração para Deus a partir das circunstâncias concretas de nossa vida cotidiana.

Um dos princípios fundamentais da espiritualidade inaciana é encontrar Deus em todas as coisas. O Princípio e Fundamento nos lembram o valor de buscar Deus em todas coisas: “Todas as coisas neste mundo são dons de Deus, nos são dados para que possamos conhecer mais facilmente a Deus e retornar o Amor mais facilmente”.

Viver uma vida inaciana significa perceber os presentes do mundo e refletir: Como isso me ajuda a conhecer melhor a Deus?

Como podemos incorporar a oração de consideração em nossas vidas diárias? Seguem algumas ideias:

-- Considerar a Criação: olhar para a presença de Deus na beleza da natureza. O que Deus está nos ensinando sobre o ato contínuo da criação?
-- Considerar as Pessoas: após um encontro com alguém, perguntar a Deus, O que está acontecendo com essa pessoa? Como eu experimentei isso?
-- Considerar o Trabalho: observar seus colegas, seus projetos, e suas habilidades profissionais. Fale com Deus sobre seu trabalho.
-- Considerar as Crianças: crianças são mestres sábios. Observe as crianças na sua vida. O que elas estão lhe ensinando sobre Deus?

Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality

Um comentário:

  1. Maravilhoso!
    Agradeço às pessoas envolvidas neste belo trabalho de disponibilizar os textos traduzidos e adaptados para nós.
    "Em tudo Amar e Servir"
    Quem já se pegou considerando estes pontos acima em seu cotidiano sabe bem como é ação de Deus em sua vida. Tive algumas experiências desta "oração de consideração no trabalho" que foram fundamentais para meu crescimento no relacionamento profissional e pessoal. Glória a Deus!
    Maria de Lourdes S. Mendonça

    ResponderExcluir