quinta-feira, 13 de julho de 2017

31 dias com Santo Inácio de Loyola – Dia 13

Dia 13: Respirando no Silêncio


Vejamos este relato:

Esta manhã eu me peguei refletindo sobre uma experiência que ocorreu há alguns anos durante um retiro. Era uma noite de sexta-feira em março, e eu saí da capela no ar frio durante um período de silêncio sagrado. Assim que as portas da capela se fecharam atrás de mim, eu vislumbrei novamente um grupo de 30 jovens adultos que estavam em total silêncio e oração.

O silêncio veio comigo enquanto eu respirava profundamente do lado de fora. Assim como eu, notei o mundo vivo ao meu redor. Através do estacionamento da nossa igreja, uma jovem junto com a família e os amigos celebraram seus 15 anos no nosso edifício principal. O som da música e o riso das pessoas lá se espalharam quando as portas se abriam e fechavam. Eu respirei a alegria daquele momento.

À distância, eu ouvi a batida de um bastão de beisebol e a vibração dos torcedores em um jogo de beisebol. Eu sorri para vibração, sabendo que algo bom havia acontecido. Eu respirei a emoção da comunidade.

De repente, eu virei o olhar por causa dos sons cada vez mais altos de um helicóptero. Os helicópteros voavam baixos e se moviam rapidamente com suas luzes piscando freneticamente em busca de algo. Eu respirei a tristeza daquela busca, pois eu sabia que eles estavam procurando por um jovem que havia atirado e matado um policial em nossa comunidade dias antes.

Voltando para os jovens adultos respirando profundamente no silêncio e em seu tempo com Deus, encontrei-me envolvido pela compreensão de que Deus estava, de alguma forma, em todos esses momentos ao mesmo tempo: Deus estava falando com cada jovem individualmente na sua oração silenciosa; Deus estava celebrando a alegria da festa; estava saboreando a experiência da comunidade no jogo de beisebol; e, de alguma forma, ao mesmo tempo, Deus estava na busca do jovem, confortando a família e os amigos do policial caído e estava também confortando a família do homem fugindo e oferecendo sabedoria durante as decisões do homem e dos policiais que o procuraram.

Naquela noite eu fiquei impressionado pela clareza com que eu consegui perceber Deus em todas as coisas. Esta noite não foi única entre os muitos acontecimentos da vida, tanto de alegria quanto de dor, e do fato de que Deus estava em todos eles. Esta noite foi única porque observei a presença infinita de Deus em nossas vidas, e percebi por causa do dom do silêncio naquela noite.

Para reflexão: Eu percebo a presença infinita de Deus nos acontecimentos do dia a dia? Tenho buscado o silêncio para ajudar a perceber esta presença de Deus?

Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality

Nenhum comentário:

Postar um comentário