quinta-feira, 20 de julho de 2017

31 dias com Santo Inácio de Loyola – Dia 20

Dia 20: Não muitas coisas, porém o bastante


Um provérbio latino nos ajuda a entender a dimensão espiritual: “non multa sed multum”, que significa não muitas coisas, porém o bastante. Os jesuítas não cunharam esta frase, porém é atribuída a eles, provavelmente porque seu espírito é tão alinhado com outros ideais jesuítas.

A qualidade com que um trabalho é feito – “o bastante” – pode ser mais importante do que a quantidade de tarefas realizadas por uma pessoa. Que valor se pode atribuir, por exemplo, a um voluntário que faz aconselhamento de 50 pessoas por dia? As pessoas atendidas podem se sentir como latas de sardinha na linha de produção de uma fábrica...
Ou qual o valor de centenas de orações diárias sem um real engajamento consciente?

Nos últimos textos de Dom Oscar Romero sobre este tema ele diz: “Nós não podemos fazer tudo e é libertador perceber isto.  Isso nos possibilita fazer algo, e a fazê-lo bem feito” 
As palavras de Madre Teresa de Calcutá acrescentam que: “Nós não podemos fazer grandes coisas neste mundo, nós só podemos fazer pequenas coisas com grande amor”.

Para reflexão:
-- Eu tenho experimentado algum sentimento de frustração quando não consigo fazer muitas coisas? 
-- Refletir sobre a qualidade (profundidade) das minhas ações, grandes e pequenas... O quanto há realmente de mim nas coisas que tenho feito?
-- Não é o muito fazer que sacia e satisfaz a alma... Mas saborear internamente as coisas.

Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality

Nenhum comentário:

Postar um comentário