terça-feira, 25 de julho de 2017

31 dias com Santo Inácio de Loyola – Dia 25

Dia 25: Uma vida examinada


O fruto da prática regular do Exame – ou mais amplamente, a vida de reflexão regular, cumulativa e formativa – consiste em viver com maior atenção, maior prontidão, maior antecipação aos sussurros de Deus.

Eu senti essa disposição interior no final de uma tarde, em uma missão filha mais velha. Nós estávamos visitando lojas em busca de uns materiais que ela precisava para um projeto de feira de ciências do colégio – no meio da hora do rush! – quando, em um momento, simplesmente me ocorreu: Eu realmente estou gostando disso. Apenas minha filha e eu, passando um tempo juntos – foi maravilhoso. Ela está com um pé na infância e outro na adolescência, e fiquei tão feliz em passar esse momento apreciando-a.

O amor nos permite perceber o mistério, a profunda fonte da personalidade da pessoa amada. Naquele momento, eu estava bebendo as memórias de nossa viagem à China para adotá-la: ela era apenas um bebê meses... Eu estava lembrando momentos desses nove anos de convivência... Eu estava ansioso para que chegassem os tempos do ensino fundamental, do colegial, da faculdade, da vida conjugal... Meus medos para com ela, minhas grandes esperanças... Uma série de pensamentos me envolvia. E foi nesse momento em que entramos no carro e retomamos nossas ocupações e pensamentos ordinários.

Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida - disse Platão; também, em essência, disse Inácio. É fácil perceber porquê: você perderia muito. 

Então: Examine sua vida, seu dia, suas vivências e experiências e, com muito mais facilidade, perceberá Deus em todas as coisas.

Fonte: Adaptação livre do site Ignatian Spirituality

Um comentário:

  1. Sim. Na semana passada também me dei conta de que apesar das tribulações e tristezas da vida, pude sentir e transmitir uma alegria interior. Não é felicidade falsa. É muito verdadeiro, simples e suave. E tudo
    por que? Por causa deste exame da vida pude perceber e sentir a mão de Deus a me guiar pelos caminhos. Graças à Deus.
    O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é Seu Nome.

    ResponderExcluir