sábado, 1 de julho de 2017

31 dias com Santo Inácio de Loyola - Dia 1

Julho é o mês em que celebramos a memória de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e idealizador da atualmente conhecida Espiritualidade Inaciana. Seu dia é celebrado em 31/07, mas assumimos a proposta de passar os 31 dias do mês com Santo Inácio. O texto que apresentamos a seguir é uma adaptação do site Ignatian Spirituality.





Dia 1: 10 coisas para amar a Espiritualidade Inaciana

1. Promove uma felicidade duradoura.

Reflexão: Eu me considero uma pessoa feliz, realizada interiormente? Procuro alinhar os meus anseios de felicidade e realização aos planos de Deus?



2. Nos ajuda a entrar em relacionamento com Deus.
Reflexão: Como está o meu relacionamento com Deus? É íntimo e constante ou frio e eventual?


3. Nos ajuda a tomar boas decisões.

Reflexão: Tenho buscado a oração antes de tomar decisões importantes?

4. É acessível.
Reflexão: Eu tenho cultivado uma vivência espiritual como alimento para minha vida diária? Tenho buscado Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus?

5. Incentiva o equilíbrio.
Reflexão: Minhas palavras e atitudes têm relevado que sou uma pessoa equilibrada, interna e externamente?

6. Incentiva a gratidão e o otimismo.
Reflexão: Tenho tratado com otimismo e gratidão os acontecimentos de cada dia?

7. Incentiva a comunicação positiva.
Reflexão: Minha comunicação verbal e corporal tem demonstrado gentileza e tolerância para com os outros? Cultivo sentimentos de misericórdia ou de condenação do outro?

8. Nos mantém conectados.
Reflexão: Eu me sinto conectado com as pessoas da comunidade, com a dinâmica da criação? Sinto-me corresponsável pela preservação e defesa da vida?


9. Nos ajuda a tornar-nos o melhor que podemos ser.
Reflexão: Tenho cultivado o "Magis" nas minhas atitudes para com o outro e na busca do meu aperfeiçoamento enquanto pessoa?

10. Nos ajuda a fazer do mundo um lugar melhor.
Reflexão: Tenho cultivado atitudes de solidariedade perante as injustiças e necessidades dos irmãos mais pobres? Ou tenho uma atitude individual e indiferente? O que tenho feito para ajudar a construir o Reino de Deus na Terra?

Reflexão geral: Que transformações a vivência da Espiritualidade Inaciana tem ocorrido em minha vida?

Fonte: Texto adaptado do original: 10 Things to Love about Ignatian Spirituality 

Nenhum comentário:

Postar um comentário