terça-feira, 25 de março de 2014

Relato – Reunião 17/03/2014

Na reunião do dia 17/03/2014 partilhamos a oração da 1ª semana do Retiro Quaresmal 2014 (Exercícios Espirituais na vida cotidiana).
O roteiro do Retiro Quaresmal orienta que devemos registrar em cada momento de oração os elementos que ajudaram, as dificuldades, os pontos mais tocantes, os sentimentos predominantes, os apelos à conversão e as resistências.

Como as nossas experiências de oração estão intimamente relacionados com os diversos acontecimentos da nossa vida diária, foram colocados e partilhados os seguintes pontos:

  • Onde está a ética em nossos tempos? Quais desafios temos enfrentado em termos de ética?
  • Preparar-se para as missões que o Senhor nos confia, mas abrir-se à ação do Espírito, que tem desígnios insondáveis e pode mudar os nossos planos.
  • Observar em que somos tentados, em que áreas da nossa vida ou das nossas relações se encontram os nossos desafios.
  • Buscar sempre ter paciência e tolerância diante do outro... Quais características e/ou atitudes são próprias da pessoa que sabe perdoar?
  • O perdão é um processo contínuo; é uma escola que frequentamos por toda a vida.
  • O verdadeiro perdão só vem com oração, só se encontra naquele que cultiva uma relação própria com Deus, que é todo misericórdia e perdão. Até mesmo Jesus orou antes de pedir a Deus que perdoasse os que o crucificavam.
Desafio sempre presente: ter paciência, permanecer serenos diante daquilo que nos incomoda e não podemos mudar.

Rezemos a Oração da Serenidade (Autoria atribuída a Reihold Niebuhr):
Forma longa: Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar as que eu posso; e sabedoria para distinguir umas das outras – vivendo um dia de cada vez; desfrutando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando este mundo pecador como ele é e não como eu gostaria que fosse; confiando que endireitarás todas as coisas se eu me render à tua vontade – para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade.

Forma abreviada: Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar as que eu posso; e sabedoria para distinguir umas das outras.


Oração de Partilha (Agradecimento) enviada pela Bruna Melhoranse, por e-mail:
Obrigada, Pai, por permitir que eu não tenha somente ocupações e preocupações, mas também realizações, planos, projetos, ações não mecânicas, mas rezadas ou refletidas (até mesmo no momento em que ocorrem... acho que isso é rezar na ação!)... Obrigada por permitir esses dons, em especial, o de rezar na ação que está tão evidente nesses meus dias de Quaresma! Obrigada!
Os ninivitas também pararam as suas rotinas automatizadas e mecânicas e começaram a ter ações com propósitos... Não eram mais apenas ocupações, mas realizações... Tu, Pai, sempre vês a intenção de nossas ações e consegues dar foco e sentido às nossas ações, hábitos e rotinas.
Realmente, Pai, tu sabes, muito mais do que eu, tudo o que eu preciso! Obrigada por me amar tanto! Que eu consiga cada vez mais aceitar isso e te obedecer: quando disseres: “Vá”, que eu vá e quando disseres: “Fica!”, que eu fique! Amém!

Estamos maravilhados com os frutos de oração que a cada partilha vamos colhendo.  Deus é bom e seu amor misericordioso se derrama em todos nós. Amém!

Gesto concreto proposto: Organizar a celebração da Páscoa na Aliança dos Cegos.

Contiuemos em oração, em nossas 'quaresminhas' diárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário