quarta-feira, 5 de março de 2014

Primeira Reunião 2014: Linha da Vida

Na reunião do dia 24 de fevereiro de 2014, primeira reunião do ano da nossa pré CVX, a partir de experiência de uma das nossas companheiras, fomos convidados a traçar a nossa linha da vida, desde o nascimento até os dias atuais, recordar os pontos altos e baixos da nossa caminhada, fatos positivos e também negativos que contribuíram para a construção do ser que somos.
Após todos receberem um folha branca, foi estabelecido um tempo para cada um traçar a sua linha, com os momentos mais marcantes da sua vida, seguido de uma partilha entre todos.



Antes de traçar a linha da vida, ouvimos, como texto iluminador, a passagem da Carta de Tiago transcrita a seguir.

Texto iluminador:
Tiago 4, 13-17:  Só Deus é o Senhor da vida
13 Agora vamos aos que dizem: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro.» 14 E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! 15 Vocês deveriam dizer: «Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo.» 16 Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. 17 Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Conclusão:
Ao final da oração, fomos convidados à oração a partir das seguintes palavras: 
“Seis homens que caminhavam em busca de novas terras depararam-se com um rio caudaloso que lhes impedia avançar em seu caminho. Construíram um barco, prepararam os remos e entraram nele. Remaram juntos, e assim chegaram à outra margem. Desembarcaram para prosseguir o seu caminho, mas como o barco havia sido muito útil, carregaram-no sobre os ombros e seguiram assim penosamente sua peregrinação pela terra seca”.

Oração:
UNIFICAÇÃO
..em todos os exercícios espirituais seguintes, usamos dos atos do entendimento, quando
raciocinamos e dos atos da vontade, quando despertamos os afetos ... <EE.EE 3>

Unifica em ti
minhas dispersões
Sara minhas rupturas
no espírito e no corpo.
Apaga minhas seduções
que me precipitam no vazio.
Dissolve meus medos
que me paralisam na morte.
Fixa meu desejo
somente em ti.
Acolhe em teu descanso
o que sou e o que fui.
(Salmos para "sentir e saborear as coisas internamente” - Benjamin González Buelta SJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário