domingo, 3 de junho de 2018

Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate - Capítulo 1

Na reunião do dia 29/05/2018, a CVX Amar e Servir iniciou a reflexão e partilha da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (GE), do Papa Francisco. A exortação tem foco nos desafios de ser santos no mundo atual, com indicações sobre como viver a santidade - um chamado que é para todos - em um mundo que apresenta tantos desafios à fé.

A reflexão seguirá a divisão do texto da exortação em capítulos. Nessa primeira reunião, refletimos e partilhamos o Capítulo 1 - O chamado à Santidade. Esse capítulo apresenta os seguintes subtemas:
Os santos que nos encorajam e acompanham [3-5]
Os santos ao pé da porta [6-9]
O Senhor chama [10-13]
A ti também [14-18]
A tua missão em Cristo [19-24]
A atividade que santifica [25-31]
Mais vivos, mais humanos [32-34]

Foram destacados os seguintes pontos fortes na reflexão:

-- A comunidade deve ser vista e vivida como um caminho para a santidade: “O Senhor, na história da salvação, salvou um povo. Não há identidade plena, sem pertença a um povo. Por isso, ninguém se salva sozinho, como indivíduo isolado, mas Deus atrai-nos tendo em conta a complexa rede de relações interpessoais que se estabelecem na comunidade humana: Deus quis entrar numa dinâmica popular, na dinâmica dum povo” (GE, 6)

-- O chamado à santidade é universal: “Mesmo fora da Igreja Católica e em áreas muito diferentes, o Espírito suscita ‘sinais da sua presença, que ajudam os próprios discípulos de Cristo’. E o ‘testemunho, dado por Cristo até ao derramamento do sangue, tornou-se patrimônio comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes’. (GE, 9)”

-- Não focar nos ideais inatingíveis de santidade: “Há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los, porque isso poderia até afastar-nos do caminho, único e específico, que o Senhor predispôs para nós. Importante é que cada crente discirna o seu próprio caminho e traga à luz o melhor de si mesmo, quanto Deus colocou nele de muito pessoal” (GE, 11)

-- A santidade é um caminho singular, cada pessoa traça o seu itinerário a partir de um chamado particular que recebe de Deus: “Não se esgote procurando imitar algo que não foi pensado para ele [...] Há muitas formas existenciais de testemunho” (GE, 11)

-- Santificar-se na missão, na profissão, na vocação, nas ocupações: “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra” (GE, 14)

-- Entregar-se por amor nas pequenas coisas, santifica-se nas vivências diárias: “Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar” (GE, 15)

-- A missão é o caminho para a santidade: “Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade” (GE, 19) E esse caminho faz-se no seguimento do Cristo.

-- Reproduzir na sua existência os traços do Cristo: “A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a Sua” (GE, 21)

-- Santidade sim, perfeccionismo não: “Nem tudo o que um santo diz é plenamente fiel ao Evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito. O que devemos contemplar é o conjunto da sua vida” (GE, 22)

-- Vida e missão a serviço do Reino: “A tua identificação com Cristo e os seus desígnios requer o compromisso de construíres, com Ele, este Reino de amor, justiça e paz para todos” (GE, 25) ‘Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão’ (27)

-- Equilíbrio no uso das coisas para que haja espaço para Deus: “As novidades contínuas dos meios tecnológicos, o fascínio de viajar, as inúmeras ofertas de consumo, às vezes, não deixam espaços vazios onde ressoe a voz de Deus” (GE, 29)

-- Resumo: “Precisamos dum espírito de santidade que impregne tanto a solidão como o serviço, tanto a intimidade como a tarefa evangelizadora, para que cada instante seja expressão de amor doado sob o olhar do Senhor” (GE, 31); ‘A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça’ (GE, 34)

Os demais capítulos da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate serão refletidos nas reuniões subsequentes, a partir das seguintes temáticas:
Capítulo 2 - Dois Inimigos sutis da santidade
Capítulo 3 - À luz do Mestre
Capítulo 4 - Algumas caraterísticas da santidade no mundo atual
Capítulo 5 - Luta, Vigilância e Discernimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário