domingo, 6 de maio de 2018

10 anos de Comunidade

Este mês a CVX Amar e Servir está completando 10 anos de vida! Se as bodas também servem para celebrar a vida em comunidade, estamos celebrando Bodas de Estanho ou Zinco... Dois metais fortes para celebrar 10 anos de caminhada. Ontem tivemos um lindo almoço festivo, um momento de congraçamento da comunidade, de reecontrar pessoas que caminharam juntos, de celebrar a vida, o chamado, a vocação, a missão!


No encerramento tivemos uma leitura dramatizada que revelou talentos de montagem de roteiros e interpretação teatral nos membros da comunidade.

TEMPO
PERSONAGENS: ÉRIKA, GUILHERME e THAÍS

(ÉRIKA e GUILHERME estão caminhando e conversando e encontram THÁIS cabisbaixa)

ÉRIKA – O que aconteceu?
GUILHERME – Por que está tão triste?
THAÍS – Não estou triste, apenas pensativa. Ultimamente, sinto que me falta algo, mas não consigo saber exatamente o que é. (pausa) Mas também estou sem tempo para pensar nisto! (faz menção de ir embora, mas ÉRIKA e GUILHERME a detêm)
ÉRIKA – Espere! Vamos conversar um pouco sobre isto. Escute, como anda a sua vida profissional, pessoal...? Seus colegas de trabalho, sua família...está tudo certo?
THÁIS – Tudo certo!  Acho... (pausa) bom, também não tenho muito tempo para perguntar a cada pessoa que eu conheço como ela está!
GUILHERME – E a sua vida espiritual, como está?
THAÍS – Minha vida espiritual? Ora, também está ótima! Rezo todos os dias, frequento a igreja todos os domingos, sou dizimista...o que mais eu posso fazer?
ÉRIKA – Já tentou fazer os Cinco Passos Básicos dos Exercícios Espirituais?
THAÍS – Aquele baseado nos estudos de Santo Inácio? Li algo a respeito, mas sinceramente, ainda não tive tempo para saber mais sobre isto.
ÉRIKA – Pois deveria. De acordo com os Exercícios Espirituais, o Primeiro Passo é colocar-se na presença de Deus, tendo a firme convicção de que Deus está comigo, me ouvindo e me falando, relacionando-se comigo.
GUILHERME – O Segundo Passo é Pedir a Graça de Deus, dizendo o que quero e desejo, várias vezes, mas tendo a consciência de acolher, sempre, a vontade Dele.
THAÍS – (distraído) Sim, sim...interessante (afastando-se) olha, gostaria muito de escutar o resto destes exercícios, mas realmente...
(ÉRIKA e GUILHERME a detêm novamente)
GUILHERME – Espere, ainda não acabou! O Terceiro Passo é Meditar a Palava de Deus, refletindo sobre o texto bíblico, sem pressa e permitindo que a Palavra Dele faça aja em seu espírito .
ÉRIKA – o Quarto Passo é fazer um Colóquio com Deus, manifestando a Ele os seus verdadeiros sentimentos e pensamentos. E, por último...
THAÍS (murmurando) – Graças a Deus que é o último!
ÉRIKA (olhando para THAÍS) – Vou fingir que não escutei isto. Como eu estava dizendo, o Quinto e último passo é o Anotar, guardando em seu espírito as percepções mais significativas da sua oração. (pausa) E então, gostou?
THAÍS – Muito! Muito! (olhando o relógio) Bom, colegas, a conversa está boa, mas tenho que ir!
ÉRIKA e GUILHERME – Espere! Acho que sabemos qual é o seu problema!
THAÍS – Que bom! E qual é?
ÉRIKA – Falta de tempo para você! Quanto mais você se esforça para não perder tempo, mais o está perdendo! E o pior: está deixando de lado o mais importante!
THAÍS – O quê?
ÉRIKA – Os outros! Você não percebe que Deus também está nos outros? Nós somos o reflexo de Deus!
THAÍS – Mas o tempo...
ÉRIKA – O tempo está em nós, assim como está em Deus! Assim como está em algum colega de trabalho com problemas, algum membro da sua família que precisa da sua ajuda ou algum amigo seu que pode estar precisando de conselhos!
THÁIS – Eu...eu não tinha pensado nisto!
ÉRIKA e GUILHERME (juntos e rindo) – Talvez porque tenha lhe faltado tempo!
ÉRIKA – Tempo de partilhar!
GHILHERME – Tempo de viver!
ÉRIKA – Tempo de escutar!
GUILHERME – Tempo de refletir!
THAÍS – Mas como posso resolver isto então?
ÉRIKA e GUILHERME  abraçam THAÍS – Tendo uma vida em comunidade! Uma Comunidade de Vida Cristã!  
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário