quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Oração da Dinâmica do Apóstolo Pedro (I)

Partilhamos a seguir algumas reflexões surgidas durante a oração da Dinâmica do Apóstolo Pedro.

Reunião Pré-Comunidade CVX “Amar e Servir” – 09 de setembro de 2013
Dinâmica do Apóstolo Pedro – Passagens 1 a 3

(1) Mateus 4, 18-20
Texto: Jesus viu Simão e André.  Disse a eles: “Segui-me e eu vou farei pescadores de homens.” Eles deixaram tudo e o seguiram.

Reflexão: O chamado que Jesus fez a Pedro considerou sua realidade de pescador, aproveitou os seus talentos para o Reino. Deus nos cumula de talentos, mas nos chama a colocá-los a serviço da vida, da construção do seu Reino.
Não deve ter sido fácil para Pedro deixar suas “redes e barcas” para começar outro tipo de pescaria. Mas a partir de uma experiência profunda vivida com Jesus, ele confiou, deixou as redes, os barcos, os peixes e o seguiu para singrar outros mares.
Consideramos que o chamado de Pedro ecoa hoje na vida de cada cristão, mas no mundo contemporâneo temos outras redes e outros barcos para deixar.
Quais são “nossas redes e nossas barcas”? Pedro deixou seu tudo, suas barcas e redes... Qual o “tudo” que somos chamados a deixar hoje para viver de forma autêntica o chamado de Jesus?

(2) Lucas 5, 1-11
Texto: Jesus disse a Pedro: “Lançai vossas redes para a pesca.” Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira sem nada apanhar, mas, porque mandas, lançarei a rede.”

Reflexão: Pedro demonstrou uma grande confiança na orientação, na palavra do Mestre Jesus. Depois de trabalhar na pesca por toda a noite, sem nada pescar, Pedro, pescador, atende a orientação de um carpinteiro para tentar mais uma vez. Pedro, apesar de ser mestre na pescaria, não foi autossuficiente e confiou na palavra do Mestre da Vida.
A autossuficiência nos afasta de uma fé verdadeira e autêntica nas palavras de Jesus.
Podemos refletir se a nossa atitude se assemelha ou se distancia da atitude de Pedro. Se nos julgamos conhecedores das realidades e possibilidades da vida e não acatamos uma orientação do Senhor para uma nova tentativa, mesmo após vários fracassos.
Na continuação dessa passagem do Evangelho segundo Lucas, Jesus usa os termos “Avance para águas mais profundas”. Esse avançar nos remete à busca de uma verdadeira intimidade com Ele, que é condição necessária para aumentar nossa confiança no Senhor da vida.

(3) João 6, 67-71
Texto: Ouvindo as palavras de Jesus sobre o pão da vida, muitos discípulos consideram duro seguir Jesus.  Jesus disse aos doze: “Não quereis também vós partir?” Simão Pedro respondeu: “Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna, e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus.”

Reflexão: O seguimento de Cristo no mundo contemporâneo implica assumir seus valores em meio a ambientes cada vez mais secularizados e indiferentes à proposta do Evangelho. Em meio à dureza da opção pelos valores cristãos, pelos valores do Evangelho, reconheço concretamente que não é possível encontrar outra fonte de vida eterna, a não ser em Cristo?

Quais gestos concretos têm revelado que Jesus é o meu caminho de vida eterna?
Responsabilidade pelos textos de reflexão: Cláudia Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário